Andréia Pereira
Colaboração para O NORTE
Começa a segunda fase da Colônia de Férias Caminhada Saudável 2008 (foto: Divulgação)
A primeira fase da Colônia de Férias Caminhada Saudável 2008 chegou ao fim, mas a colônia ainda não terminou. No último domingo, foi a vez das crianças dos bairros Eldorado, Bairro de Lourdes/ Cintra, Cidade Industrial, Independência, Esplanada, Renascença/ Alice Maia, JK, Delfino e Santo Inácio darem boas-vindas à alegria e diversão. Até o dia 1º de fevereiro os inscritos na segunda fase terão a oportunidade de participar de momentos de lazer, civismo, convivência social, criatividade, cultura, recreação e complemento alimentar durante o evento, além de desenvolverem atividades que contribuam para a aquisição de hábitos saudáveis, tais como saúde bucal e saúde preventiva.
Durante a abertura da colônia, as crianças receberam um kit contendo crachá e camiseta específica para cada faixa etária. E ainda, deram uma amostra da alegria que vai tomar conta dos seis dias de duração do evento. Todas as atividades serão desenvolvidas de 8h às 12h nas praças, escolas e clubes já determinados em cada bairro.
Pais e filhos
Tanto os pais quanto os filhos são envolvidos pela alegria da colônia. Sônia Gonçalves Sena que tem uma filha participando da colônia de férias do bairro Esplanada pode comprovar esse sentimento. “Eu espero que as crianças se divirtam bastante e participem de muitas brincadeiras”, revelou Sônia. Opinião semelhante tem Maria Arlane de Souza que inscreveu seus três filhos e três sobrinhos no evento e explicou o porquê: “ Porque não tem pra onde levar as crianças no período de férias. É melhor participar de uma colônia dessas do que ficar na rua”, salienta.
Adriana Almeida Brasil, mãe de Ana Carolina e de Jonathan Gabriel sempre teve vontade de colocar seus filhos numa colônia de férias e a Colônia de Férias Caminhada Saudável foi a oportunidade. Adriana ainda destaca a comodidade e a segurança de ter uma colônia de férias no próprio bairro onde mora. “É bom ser aqui dentro da comunidade sem perigo”, afirma Adriana.
As crianças inscritas na colônia têm apenas um motivo para participarem do evento: brincar. Ricardo Muça de Oliveira, 11 anos não esconde esse motivo e diz: “A gente só quer se divertir e brincar”.
Nos bastidores
Para que a Colônia de Férias Caminhada Saudável 2008 saísse do papel e atingisse os 18 bairros de Montes Claros, 18 coordenadores e 346 monitores, entre profissionais e acadêmicos de educação física estão envolvidos nesse evento. Thayme Emanuelle é uma das monitoras que está dedicando o seu tempo e sua colaboração em prol das crianças. “Eu gosto de crianças e de ver a alegria de todo mundo. Com isso a gente mesmo fica feliz”, explicou Thayme que participa da colônia no bairro Independência.
Laiza Freitas, monitora responsável por recepcionar as crianças, também do bairro Independência, afirma que trabalhar com crianças é muito contagiante. Ela, ainda, acredita que a partir desse trabalho todos se tornam verdadeiras crianças.
Além do contato com as crianças, trabalhar na colônia de férias representa uma chance de adquirir experiências para quem atua ou atuará como educador físico. Este é o caso da monitora e acadêmica de educação física, Aline Silva. Ela é monitora no bairro Esplanada e declara: “Como acadêmica, considero uma boa experiência trabalhar nessa colônia”.
A Colônia de Férias Caminhada saudável 2008 tem como coordenador geral o professor Jaime Tolentino, e é uma promoção da Associação Educativa do Brasil (Soebras) e das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) com o apoio do Deputado Ruy Muniz.
