Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Batizado de Américo Souto em homenagem ao importante cidadão montes-clarense pela sua contribuição com a educação, principalmente na região do grande Renascença, o Centro de atenção integral à criança e ao adolescente (Caic) do Renascença comemora nesta sexta-feira 17, seus doze de existência.
Com uma estrutura que abriga quase 1500 alunos, distribuídos na escola municipal Joaquim José de Azevedo, no centro municipal de educação infantil Aninha Ribeiro, na Educação de jovens e adultos, no Pré-vestibular municipal e no Núcleo de Cultura o Caic é um importante referencial na formação educacional e profissional de crianças, jovens, e adultos, além de oferecer diversos cursos profissionalizantes para a comunidade.
AMPLIAÇÃO
Instituído em 1994, como resultado de um projeto do então deputado federal Humberto Souto, que trouxe várias unidades para Montes Claros e região, o Caic que pertence à Rede municipal de ensino, vem ao longo dos anos ampliando sua atuação. Nesse ano, por exemplo, será implantada a escola de tempo integral, recebendo crianças de 6 a 12 anos que, além da formação escolar em nível fundamental, participarão de oficina recreativas, artísticas e reforço escolar.
Será criado, ainda, o Consep – Conselho comunitário de segurança pública que terá seu ponto referencial na sede do Caic, mantendo dois policiais, um agente de apoio e um tenente responsável, com patrulha circulando por treze bairros na região do Grande Renascença, auxiliando na segurança.
NOVOS CURSOS
Ivanete Gonçalves Rodrigues, diretora da escola municipal Joaquim José de Azevedo, que funciona dentro do Caic, diz que há uma procura muito grande por cursos, principalmente de informática, pintura e corte e costura, que ajudam na formação de mão de obra.
- A comunidade do Renascença é muito solidária e sempre participa das atividades do Caic. Uma das principais reivindicações é a criação de cursos que capacitem para o mercado de trabalho. Outra grande procura é feita pelos alunos do pré-vestibular municipal, que buscam por aulas de inglês como reforço – explica Ivanete, que diz que ainda neste mês o Caic volta a oferecer oficinas de Informática, Balé e Dança folclórica, Artesanato e Pintura, Corte e Costura, Peças íntimas, Música, Capoeira, Cabeleireiro, Crochê /Bordado, Tricô e Culinária.
AMÉRICO SOUTO
O patrono do Caic Renascença, o montes-clarense Américo Souto, nasceu em 1903, filho do coronel Francisco José Souto e de Maria Evangelista da Silva. Foi tipógrafo do jornal Gazeta do Norte, guarda-fios dos Correios e Telégrafos, pequeno fazendeiro e proprietário de uma lavanderia. Amante da leitura e apreciador de Guimarães Rosa e de outros escritores parnasianos mantinha um grande interesse pela cultura e educação. Casou-se com a professora Maria da Conceição Guimarães, com quem teve oito filhos - dentre eles o ex-ministro Humberto Souto - e juntos realizaram muitas obras beneméritas na região do Grande Renascença. Morreu em 1976, aos 73 anos.
COMEMORAÇÃO
A programação para a festa de comemoração pelos doze anos do Caic se estenderá durante toda sexta-feira e contará com a presença da comunidade, educadores, alunos e pais, além de autoridades, com atividades que incluem desfiles, concursos, gincanas, shows musicais e homenagem ao seu patrono, tendo como convidado especial o ex-ministro Humberto Souto.
