Educação

Brasil e suas raízes

Projeto leva conhecimento para alunos do colégio Impar, em MOC

Leonardo Queiroz
Publicado em 29/08/2022 às 23:41.
“Projetos de pesquisa contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem”, destaca a diretora Fernanda Tavares (DIVULGAÇÃO)

“Projetos de pesquisa contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem”, destaca a diretora Fernanda Tavares (DIVULGAÇÃO)

O último sábado (27) foi de diversão e aprendizagem para alunos e familiares do Colégio Impar com a realização do Projeto Interdisciplinar “O Brasil e Suas Raízes” com o tema “Brasil e sua Identidade Cultural”. 

Estudantes e professores de todas as turmas do Ensino Fundamental II fizeram atividades, entre os meses de maio e agosto,com os temas: “O Brasil e Sua Faces”, ‘O Brasil e seus Contrastes” e “O Brasil e suas Mazelas”. O resultado da pesquisa foi apresentado na manhã do ultimo sábado, com o objetivo de conhecer o Brasil compreendendo seus aspectos (ou sistemas) naturais, históricos e humanos onde atravs da pesquisa, autonomia e do pensamento crítico atrelado ao aperfeiçoamento das habilidades e competências em todas as áreas do conhecimento. 

De acordo com a diretora do colégio Impar, Fernanda Tavares, eventos como este de temática sobre o Brasil proporcionam aprendizagem ao aluno como forma de construção plena do sujeito.  

“No ambiente escolar a realização de projetos de pesquisa contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem e, nesse contexto, os projetos educacionais surgem como alternativa pois ao participar e interagir o nosso aluno esta envolvido em uma experiência na qual temos integrado o conhecimento às práticas vividas passando de aprendiz a construtor do conhecimento”, explica. 

“Diante disso torna-se indispensável à realização de projetos que tem a cultura, como eixo norteador, uma vez que essa se apresenta como um bem que é transmitida de pais para filhos, de geração após geração e é de grande relevância visto que, a partir dela, os alunos conheçam e vivenciam a história e os hábitos do nosso povo, favorecendo a aprendizagem, a formação de bons hábitos e atitudes, o despertar de sentimentos e emoção. Entusiasmando assim, o amor por nossa terra, nosso povo e a preservar as nossas tradições”, destaca Fernanda. 
 
MOMENTOS INESQUECÍVEIS 
Para a supervisora do Ensino Fundamental II, Patrícia Melo, uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educam e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social.  

“As lembranças da infância, que são porções de alegria são levadas sempre na recordação e coração. Momentos simples, seja de conversas ao redor da mesa, podem proporcionar vínculos de confiança entre pais e filhos, fortalecer os laços familiares e permitir a vivencia novas experiências. Por sua vez a escola, vale ressaltar que essa é o primeiro ambiente de socialização que a criança tem acesso depois da sua família. É primordial na ajuda da constituição da sua personalidade. Ao ingressar na comunidade escolar, o aluno inicia a construção das suas próprias idéias, ou seja, da sua individualidade. Nessa perspectiva, a educação escolar não somente desenvolve a capacidade de apropriação do conhecimento acumulado, mas a formação do ser humano”, finaliza Patrícia Melo..

 divulgação
“Projetos de pesquisa contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem”, destaca a diretora Fernanda Tavares

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por