Nos últimos três anos, segundo a assessoria de imprensa da instituição, foi registrado aumento expressivo do acervo bibliográfico na Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. O total de exemplares e periódicos de suas bibliotecas, que era de 64.515 em dezembro de 2002, alcançou 96.223 no final de 2005, representando crescimento da ordem de 49,15%. Além disso, no período, houve uma melhoria da infra-estrutura da bcaiblioteca central professor Antônio Jorge, do campus universitário professor Darcy Ribeiro; e em todas as bibliotecas setoriais, instaladas nos campi da instituição.
Segundo o diretor da DDI - Diretoria de documentação e informações a que estão vinculadas as bibliotecas da Unimontes, Giulliano Vieira Mota, as melhorias foram possibilitadas graças aos investimentos de R$ 374 mil realizados com recursos próprios e com verbas liberadas pelo governo do estado. Também foram obtidos recursos da União, viabilizados por intermédio de emendas parlamentares.
- A ampliação e a atualização do acervo bibliográfico compreendem um esforço permanente, consistindo numa prioridade absoluta do atual reitorado, apesar das restrições orçamentárias e financeiras. O investimento na aquisição de livros e periódicos, bem como de móveis e equipamentos para as bibliotecas, merece atenção especial, sobretudo pelos reflexos positivos e imediatos na melhoria da qualidade do ensino, sendo indispensável, ainda, para viabilizar programas como o da pós-graduação stricto sensu, além do fato de constituir aspecto relevante nas avaliações promovidas ou pelo Conselho estadual de educação ou pelo ministério da Educação – diz o reitor da Unimontes, Paulo César Almeida.
VISITAS
Foi registrado também crescimento significativo do número de visitas às bibliotecas, que foi de 393.574 em 2003 e saltou para 513.241 em 2005 – aumento de 30%. Ao todo, as bibliotecas da universidade reúnem, atualmente, 9.796 usuários cadastrados, sendo: 8.348 acadêmicos, 866 professores e 582 servidores técnico-administrativos. O atendimento nas bibliotecas é realizado por equipes de bibliotecários e servidores treinados, sob a coordenação da Diretoria de Documentação e Informações.
A biblioteca central professor Antônio Jorge, que atende professores e acadêmicos de todos os cursos oferecidos no campus universitário professor Darcy Ribeiro, bem como servidores técnico-administrativos, além de acervo atualizado, dispõe de serviço especializado de infopesquisa, que permite aos usuários realizarem consultas bibliográficas através do sistema informatizado. As demais bibliotecas setoriais contam com terminais de computadores, possibilitando consultas através da internet.
Em Moc, além da infra-estrutura de atendimento oferecido no campus, a Unimontes mantém duas bibliotecas setoriais: no CEMF - Centro de ensino médio e fundamental, na Rua Coronel Celestino, centro da cidade; e no Hospital Universitário Clemente de Faria. A universidade conta ainda com bibliotecas setoriais nos seus campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do núcleo de Joaíma.