Avaliadores do MEC emitem parecer sobre curso de Jornalismo da Funorte

Jornal O Norte
Publicado em 05/12/2007 às 11:29.Atualizado em 15/11/2021 às 08:25.

Após avaliação do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Soebras/Crecih para renovação de reconhecimento, comissão do Inep/Mec emite parecer final, atestando o curso com bom perfil para a formação profissional nesta área do conhecimento



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



No último mês de novembro, uma comissão de professores designados pelo Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação esteve em Montes Claros para avaliar o curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, do CRECIH - Centro Regional de Estudos em Ciências Humanas, instituição mantida pela Soebras.






Os avaliadores, Beltrina da Purificação da Côrte Pereira e Lauro César Figueiredo verificaram a organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico administrativo e instalações físicas da instituição
(foto: VALDIVAN VELOSO)



Durante três dias, a comissão, formada pelo doutor em Geografia e professor titular do Departamento de História da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Madaguari/PR, Lauro César Figueiredo, e pela doutora em Ciências da Comunicação, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Beltrina da Purificação da Côrte Pereira, verificaram a qualidade do corpo docente, o desempenho dos alunos, as instalações físicas, pesquisa, extensão, responsabilidade social, entre outros critérios, de forma a renovar o reconhecimento do curso.



Realizada de forma periódica com o objetivo de cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior, a avaliação dos cursos de graduação é um procedimento utilizado pelo Mec para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos, representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.



O curso de graduação em Comunicação Social da Soebras/ Crecih foi criado em 1998 e reconhecido pelo ministério da Educação pela portaria n° 2.194, de 08 de agosto de 2003.



Com habilitação em Jornalismo na modalidade presencial, o curso tem carga horária de 3100 horas, 75 vagas anuais, e, em nove anos, já formou cerca de 200 profissionais.



Durante a visita da comissão do Inep/Mec, foi feita uma avaliação qualitativa, considerando três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico administrativo e instalações físicas.



RESULTADO DA AVALIAÇÃO DA COMISSÃO



De acordo com o parecer dos avaliadores em relação à organização didático-pedagógica, a atuação da coordenação remete-se a um cenário de adequada dedicação à administração e condução do curso, o PPC apresenta coerência com as diretrizes curriculares nacionais e oferece oportunidade de inter-relação da proposta pedagógica com a proposta institucional em seus vários colegiados.



No documento, a comissão atestou a qualidade, transparência e agilidade da organização pedagógica através do registro do diário de classe on-line no Virtual Class, ressaltando seu caráter inovador.



A comissão sugeriu a criação de agências de comunicação, centros de mídia independentes, blogs, entre outros produtos e serviços a serem oferecidos na região, para se atingir a excelência nos serviços prestados pela instituição.



A comissão também fez uma avaliação positiva do corpo docente, que apresenta experiência profissional e prática docente adequada ao curso, reunindo condições técnicas pedagógicas para ministrar disciplinas e orientar projetos laboratoriais diversos.



As sugestões feitas pelos avaliadores nessa dimensão foram: um maior envolvimento dos docentes para a sistematização das atividades realizadas, estimulando o desenvolvimento de produção acadêmica na instituição em pesquisa aplicada e publicações no periódico interno da IES e em outros veículos reconhecidos pela área; e o fortalecimento de mecanismos de integração entre os docentes do curso de modo a favorecer a interdisciplinaridade nas Semanas da Comunicação.



Ainda nessa dimensão, os avaliadores disseram que os diversos segmentos da comunidade acadêmica envolvidos na condução do curso apresentaram comprometimento com a promoção de um ensino coerente e em consonância com a proposta pedagógica.



Em relação às instalações físicas, de maneira geral, os avaliadores consideraram adequadas para o funcionamento do curso. A ressalva foi em relação à acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência, desde o acesso até a conclusão do curso.



A avaliação da biblioteca considerou o número de livros insuficiente e foi sugerida uma revisão do acervo de livros, periódicos e bases de dados específicos da área. A comissão também sugeriu a ampliação do acervo de recursos audiovisuais e renovação periódica dos equipamentos de informática.



O parecer final dos avaliadores foi o seguinte:



- Considerando, portanto, os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas orientações do ministério da Educação, nas diretrizes da Conaes e neste instrumento de avaliação, a proposta do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo apresenta um bom perfil para a formação profissional nesta área do conhecimento.



AVALIAÇÃO DO MEC: CONCEITO ÚNICO



Após a avaliação, os parecer da comissão será diagnosticado pelo Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior, que também definirá as ações a serem adotadas, com a indicação de metas e prazos, e a criação, por parte da instituição, de uma comissão de acompanhamento do protocolo de compromisso, caso seja necessário.



O resultado da avaliação serve como referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior. No caso do curso de Comunicação Social da Soebras, servirá para a renovação de reconhecimento.



Para cada uma das dimensões serão atribuídos conceitos em um escala com cinco níveis e haverá um conceito único para a avaliação.



De acordo com a proposta do Sinaes, quando a instituição ou curso já em funcionamento obtiver resultados das avaliações nos dois níveis inferiores, deverá firmar um protocolo de compromisso com o MEC para sanar as deficiências apresentadas.



A coordenação do curso da Soebras aguarda o conceito do Mec para os próximos dias e, tendo o parecer dos avaliadores como referência, a expectativa é de que esta seja nos primeiros níveis.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por