Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Instituído com a proposta de contribuir para o acesso de jovens carentes ao ensino superior e promover uma melhor qualidade de vida para a comunidade, o projeto Educação Popular, promovido pela Funorte/Soebras, vem registrando bons resultados, tendo vários estudantes participantes aprovados no vestibular.
Criado em fevereiro de 2007, o Educação Popular atende, atualmente, jovens dos bairros JK, Delfino Magalhães, Santos Reis, Santo Inácio, Renascença, Independência e Major Prates, em Montes Claros, além da comunidade de Porteirinha, no Norte de Minas.
Segundo o coordenador do projeto, professor Everaldo Ramos de Oliveira, atualmente o projeto conta com 1300 alunos matriculados, sendo 300 em Porteirinha.
- O projeto iniciou suas atividades atendendo a comunidade dos bairros JK e Delfino Magalhães, com participação de cerca de 600 estudantes e 40 professores. Depois ampliamos para os outros bairros e para o município de Porteirinha. Nossa meta é tornar o projeto acessível a todos que querem chegar à universidade e não têm condições de financiar um curso preparatório, de forma que o direto à educação possa lhes alcançar – diz o professor.
O professor Everaldo Ramos, coordenador do projeto, diz que a
meta é atender o maior número possível de estudantes
(fotos: Wilson Medeiros)
Everaldo ressalta que a preocupação do projeto é, não só promover o acesso à educação, mas, principalmente a forma como esse conhecimento é produzido.
- Sempre buscamos aliar elementos que facilitem a apreensão do conhecimento, utilizando música, dinâmicas, e atividades interativas e lúdicas, de forma que os estudantes se envolvam com o curso com responsabilidade, mas, também, com prazer – explica.
Segundo o professor, além das aulas, o Educação Popular reúne, periodicamente, os alunos em plantões que oportunizam o acesso ao conhecimento de maneira lúdica e inclusiva.
- Neste fim de semana vamos reunir parte dos alunos em um grande plantão, que acontecerá no auditório do colégio São Norberto. No feriado de sexta-feira, dia 12, de 8h às 18h, faremos um intensivão com resoluções de exercícios, além atividades recreativas e de relaxamento. No domingo, dia 14, de 8h às 10h30, teremos um simulado em todas as unidades do projeto. Após o simulado, os alunos participam de uma tarde recreativa no Sest/Senat – completa.
Em menos de um ano, o projeto já atende 1300 estudantes
Everaldo diz que todos os espaços disponibilizados para o projeto têm sido aproveitados e a meta é envolver o maior número de pessoas e instituições, de forma que os estudantes possam receber, cada vez mais, uma melhor assistência. Para a realização do projeto, a Funorte/Soebras oferece estrutura pedagógica e equipe de professores e, em contrapartida, a comunidade oferece os espaços para as aulas.
- A próxima ação do projeto será a preparação de alunos do ensino médio para o Paes - Programa de avaliação seriada para acesso ao ensino superior. Ainda neste ano, formaremos duas turmas nos bairros Independência e Santos Reis – diz.
O professor ressalta que o objetivo do Educação Popular é chegar a todas as cidades que possuam uma unidade da Soebras.
Os interessados em participar do projeto, como aluno ou voluntário, podem se inscrever no Campus Funorte Amazonas. Outras informações pelo telefone (38) 3223-2288 /9194-5399 ou no endereço eletrônico: www.soebras.com.br.
