Assinado convênio com escolas particulares de Minas parceiras do PEP

Jornal O Norte
Publicado em 13/03/2008 às 10:23.Atualizado em 15/11/2021 às 07:27.

Da Agência Minas



O governador Aécio Neves assinou, nesta terça-feira (11), no Palácio da Liberdade, convênio com 34 escolas particulares e entidades do Sistema S (Senac e Senai), parceiras do Governo de Minas no Programa de Ensino Profissional (PEP). Através do programa, lançado em outubro do ano passado, 23 mil alunos já puderam ser matriculados em cursos profissionalizantes, antes mesmo da assinatura do convênio, o que ocorreu nesta terça-feira. Durante a solenidade, o governador destacou a importância da implantação do ensino profissionalizante para o jovem mineiro enfrentar o mercado de trabalho.



“É algo extraordinário que estamos fazendo. Quero registrar a agilidade do governo e a confiança dos parceiros, muitos deles privados (em viabilizar o projeto). Todos que conhecemos minimamente este país, que viajamos, sabemos que o ensino profissionalizante é, em inúmeros casos, na grande maioria dos casos, o caminho mais adequado para que o jovem se habilite ao mercado de trabalho real”, destacou o governador em entrevista.



Aécio Neves ressaltou ainda que o PEP é fundamental para os alunos do interior do Estado, pois, segundo ele, esses estudantes terão condições de aprender atividades relacionadas a setores disponíveis nas regiões em que residem, evitando o êxodo para os grandes centros.



“As pessoas estão buscando se formar e se credenciar a um espaço no mercado de trabalho em atividades que são demandadas nas suas regiões de origem. Isso é muito importante também porque estamos preparando essas pessoas para continuarem as suas vidas nas suas regiões, evitando uma migração muito forte para os grandes centros”, detalhou.



CURSOS DIVERSIFICADOS



As instituições que assinaram o convênio foram credenciadas pelo Governo de Minas e atuam em 72 municípios, oferecendo 54 diferentes cursos profissionais de nível técnico. O credenciamento dessas instituições foi feito em tempo recorde. O edital para seleção das escolas foi publicado em outubro do ano passado e as aulas começaram em 3 de março. Os cursos têm duração média de dois anos.



Apenas neste ano, o Governo de Minas está investindo R$ 60 milhões para custear os cursos nas instituições credenciadas e parceiras. As aulas são gratuitas para os estudantes. Devido à grande procura pelos cursos oferecidos em 2008 - 106.000 inscrições para 23.000 vagas - o governador garantiu que o orçamento do programa para os próximos anos será maior do que o previsto inicialmente. A meta, até 2010, é investir R$ 217 milhões para garantir acesso a cursos profissionalizantes de nível técnico a 110 mil jovens.



FORMATO MODERNO



O PEP é dirigido a alunos do 2º e do 3º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas da rede estadual de ensino. Também têm direito os jovens com idade entre 18 e 24 anos que já concluíram o ensino médio. Em 2008, os cursos mais procurados foram os de Redes de Computadores, Contabilidade, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Segurança e Saúde do Trabalho, Mineração e Farmácia.



Após a solenidade, a secretaria de Estado da Educação, Vanessa Guimarães, destacou, em entrevista, a importância do PEP para os jovens mineiros. “O PEP é um programa que tem um formato muito moderno e tem a função de colocar muito rapidamente à disposição de Minas Gerais um conjunto enorme de vagas em boas escolas profissionais. O Estado faz o credenciamento das instituições, paga o ensino gratuito dos alunos e avalia desempenho dos alunos e das instituições”, explicou.



OPORTUNIDADES



Além dos 23.000 jovens matriculados nas escolas conveniadas, outros 10.891 alunos matriculados em 81 escolas estaduais de 60 municípios também estão sendo atendidos pelo PEP. Eles fazem cursos ministrados em 24 áreas, incluindo o curso normal voltado para o atendimento à educação infantil. Em abril, mais 30 cursos profissionalizantes terão início para 2.044 alunos matriculados em instituições conveniadas. Ao todo, serão 36.600 jovens mineiros beneficiados pelo PEP neste ano.



As escolas estaduais e as instituições credenciadas e parceiras formam a Rede Mineira de Formação Profissional. A Rede adota padrão de qualidade que deve ser observado por todas as escolas participantes e direciona opções de cursos oferecidos de acordo com a vocação econômica de cada região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por