Assentados podem fazer curso superior

Jornal O Norte
Publicado em 01/08/2008 às 11:56.Atualizado em 15/11/2021 às 07:39.

Da Ascom/Unimontes



A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, dará início na próxima segunda-feira (4), às atividades do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no âmbito do projeto Educação no Campo (Educampo). O trabalho é pioneiro em Minas Gerais e atende exclusivamente aos moradores de assentamentos rurais e representantes de comunidades voltadas à agricultura familiar, assim como assalariados rurais. As aulas do 1º módulo serão realizadas até o dia 6 de setembro, no auditório do prédio 2, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro, em horário integral.



- O diferencial do curso está em seu projeto pedagógico, uma vez que serão abordados aspectos relacionados às atividades do meio rural - lembra a coordenadora Maria Aparecida Queiroz, ao destacar o retorno que a Licenciatura proporcionará à própria comunidade dos assentados, uma vez que os alunos, quando graduados, poderão atuar como professores multidisciplinares da educação infantil e das primeiras séries do ensino básico em suas áreas de assentamento.



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é parceiro da Unimontes nesta graduação, que reúne 50 assentados e 10 agricultores e assalariados rurais de 22 municípios das regiões Norte de Minas, Noroeste, Vale do Jequitinhonha, Triângulo e Centro. Todas as vagas foram preenchidas através de processo seletivo realizado em junho último.



MÓDULOS



Segundo Maria Aparecida Queiroz, uma das coordenadoras do curso, juntamente com a professora Maria Ângela Lopes Dumont Macedo, as aulas presenciais denominadas “tempo escola” serão realizadas em oito módulos, em janeiro e julho (somente o primeiro será desenvolvido em agosto/setembro).



As outras atividades, no chamado “tempo comunidade”, como seminários, palestras e reuniões para o acompanhamento dos alunos, vão acontecer durante três dias, a cada dois meses, nos campi da Unimontes mais próximos às áreas de assentamentos rurais: Janaúba, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do campus-sede. O curso tem a duração de quatro anos e, além dos professores/coordenadores, contará com cinco acadêmicos dos 6º e 7º períodos do curso de Pedagogia, com campus-sede, como monitores.



Os assentados e trabalhadores rurais participantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia são dos seguintes municípios: Arinos, Bocaiúva, Brasilândia de Minas, Buritizeiro, Campina Verde, Engenheiro Dolabela (Distrito de Bocaiúva), Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Iturama, Jaíba, João Pinheiro, Manga, Montes Claros, Natalândia, Pintópolis, Pompéu, Riachinho, Rio Pardo de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Várzea da Palma, Varzelândia e Verdelândia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por