Quatro artigos científicos produzidos por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros foram aprovados para publicação nos anais do 6º Congresso de Controladoria e Contabilidade e do 3º Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade da universidade de São Paulo (USP), realizados paralelamente na primeira quinzena de abril deste ano, na capital paulista. Os eventos são considerados os mais concorridos das áreas de Economia e Contabilidade do País.
INCENTIVO
O professor Geraldo Alemandro Leite Filho, que teve duas produções selecionadas, considerou os resultados como um grande incentivo à pesquisa na área das Ciências Contábeis.
- Trata-se de uma conquista ímpar para a universidade, especialmente pelo fato de os congressos da USP terem conquistado renome nacional e internacional, sendo classificados com o conceito A pela Qualis/Capes, do ministério da Educação, afirma Geraldo Alemandro, ao explicar que esta é a mais alta avaliação para eventos científicos do gênero. Destaco, sobretudo, o desempenho da acadêmica Letícia Lopes de Oliveira, co-autora do artigo Estudo dos Fatores que determinam a não aplicação do princípio da entidade pelos empresários do ramo de autopeças da cidade de Montes Claros.
COMPROMISSO
Da mesma forma, o professor Carlos Renato Theóphilo destaca o compromisso da instituição com o incentivo à pesquisa e produção científica dos acadêmicos.
- Outros trabalhos, fruto da parceria entre professores e alunos, estão sendo não apenas submetidos, mas sim aprovados em encontros científicos como os da USP - diz o professor, que foi responsável por um dos artigos selecionados, sob o título Evasão no Ensino Superior: Estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Unimontes, produzido em conjunto com a acadêmica Júlia Oliveira Moraes.
COMEMORAÇÃO
Para o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida – que está vinculado, desde 1985, ao departamento de Ciências Contábeis – o momento merece comemoração.
- fato nos deixa orgulhosos e envaidecidos, merecendo, sim, efusiva comemoração, até porque fica confirmado, uma vez mais, de modo inequívoco, o grau de excelência conquistado pelo nosso curso de Ciências Contábeis, graças principalmente à competência e idealismo dos seus professores e ao empenho e dedicação dos acadêmicos, enfatiza.
PROJETO CIENTÍFICO
De acordo com o projeto político-pedagógico do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, ao final da graduação os acadêmicos são obrigados a apresentar monografia, sendo esta condição imprescindível para aprovação. No entanto, tem sido sugerida aos acadêmicos a conversão desses trabalhos em artigos científicos para apresentação em congressos, encontros e seminários em níveis estadual e nacional.
OUTROS CONTEMPLADOS
Outra produção também foi aprovada nos eventos da USP. O professor Wagner de Paulo Santiago (também presidente da comissão técnica de concursos (Cotec), da Unimontes), junto com o acadêmico Vicente Soares Duarte, terão publicado nos anais dos Congressos o artigo que aborda Análise do comportamento da receita pública antes e após a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O quarto trabalho selecionado pela USP é assinado pelo professor Geraldo Alemandro Leite Filho, abordando o tema: Padrões de produtividade de autores em periódicos e congressos na área de contabilidade no Brasil: um estudo bibliométrico.