Arte e educação na qualidade de vida

Jornal O Norte
Publicado em 20/10/2008 às 09:42.Atualizado em 15/11/2021 às 07:47.

Paula Machado


Repórter



Com a chegada da terceira idade muitas pessoas pensam que a vida acaba. É uma idade que precisa de mais cuidados, mas que não deixa de ser uma fase boa da vida. Para quem pensa que a velhice é a fase de ficar em casa se balançando na cadeira ou em cima de uma cama descansando, se engana. Em Montes Claros, várias senhoras descobriram que ainda podem se divertir e fazer as coisas que gostam graças ao projeto desenvolvido nas faculdades Funorte situada no campus Amazonas.



Através do projeto Arte Educação, implantado há cerca de dois anos e meio, cem pessoas, a partir de 35 anos de idade, participam de atividades, como artesanato, bordados, ginástica, hidroterapia, além de palestras - ministradas pelos acadêmicos dos cursos da instituição.



O projeto é coordenador por Elizabeth Anne Barbosa Lopes (Pedagoga), e de Martha Suelly Novais (Fisioterapeuta).



PRODUÇÃO DE MATERIAIS



No Arte Educação são produzidos artesanatos usando materiais desde a sucata, como também com jornais, garrafas pet’s e outros tipos de produtos.



Com o projeto, estão sendo resgatados bordados manuais como pontos corrente, hastes, palestrinas, crochê, bahinha, e artigos de cama, mesa, banho, e vestuário.



- Com essas atividades as senhoras que pensavam que a vida tinha acabado, ficam com a auto-estima restaurada. Elas aprendem que mesmo nessa idade ainda podem se divertir, que podem fazer o que gostam – afirma Meire Fonseca leite, coordenadora administrativa do campus Amazonas.



- Eu normalmente ficava em casa cuidando dos afazeres domésticos para me distrair. No projeto além de me divertir e me exercitar, porque faz bem à saúde, fiz novas amizades – explica feliz dona Inês Vieira, 60 anos.



EXPOSIÇÕES



Os materiais produzidos pelas alunas são expostos uma vez por mês no campus Amazonas e todo domingo na feira de artesanato da Praça da Matriz. Também já ficam à disposição para a apreciação do público em eventos importantes da cidade como a Expomontes, as festas de Agosto e nos diversos seminários promovidos pela Funorte, entre eles na assembléia l com o tema Caminhos do Norte e no Empório do artesanato.



- Depois de aprenderem a bordar com qualidade, a cada três peças produzidas, uma é da artesã e duas serão vendidas, e o valor arrecadado é investido em material e eventos como: aniversários, festas juninas, natal, entre outras – explica Meire.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por