Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Em comemoração aos 150 de Montes Claros, neste sábado, a cidade recebe o projeto Ação Global, com uma programação que inclui uma série de atividades sociais, culturais e esportivas. Numa promoção da rede Globo, em parceria com Sesi e apoio de vários órgãos municipais, estaduais e federais, ONGs e de empresas da iniciativa privada que têm se mostrado preocupadas com a questão do desenvolvimento social, o Ação Global 2007 acontece em 27 capitais e várias cidades do país.
Em Montes Claros, a programação acontece de 8h às 16h, no Parque de Exposições João Alencar Athayde e, segundo a técnica do sistema Fiemg, Orestalina Ferreira Lopes Rezende, a meta é alcançar o número de 150.000 atendimentos.
Durante o projeto, serão oferecidas à população ações como cursos profissionalizantes, prestação de serviços, atendimento a saúde, atividades esportivas e de lazer, apresentações culturais, entre outras.
Para a emissão do documento de identidade, Lina informa que 50 representantes da Polícia Civil de Belo Horizonte e 10 de Montes Claros participam da ação e que, para receber o documento, os interessados deverão comparecer munidos de certidão de nascimento ou casamento originais.
PELOTÃO 193
Uma das ações do projeto, em Montes Claros, será desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, através do grupo de teatro Pelotão 193-Bombeiros valorizando a vida através da arte, regulamentado pela Resolução nº 222, de 04 dezembro de 2006.
O grupo apresenta a peça Fala a Verdade – Você não vai morrer de rir porque o bombeiro não deixa, uma releitura didática, informativa e bem humorada de suas experiências no dia a dia.
O Pelotão 193 é formado por bombeiros militares que, através da linguagem teatral, leva ao público orientações que possam contribuir para a conscientização quanto à prevenção de acidentes, visando à redução do índice de ocorrências. A peça é, na verdade, um relato do trabalho realizado pelos bombeiros, que, forma lúdica, divertida e com uma boa dose de humor, instrui, diverte e ajuda as pessoas a se cuidar, valorizar a vida e ajudar ao próximo.
No espetáculo, o grupo aborda temas como causas de afogamento em rios e lagoas; drogas nas escolas; resgate de animais; preconceito; maneira correta de transportar uma vítima consciente; procedimentos no caso de acidentes, tipos de extintores, utilização, características e quem deve utilizá-lo; procedimentos do bombeiro em ocorrências de tentativa de suicídio; o alcoolismo como doença; responsabilidade social; fases do parto; fiação elétrica e gambiarras, isolamento de fiação com esparadrapo; uso do benjamim, uso adequado da vela, da extensão elétrica e do ferro de passar roupa; o cigarro como principal causa de doenças e de incêndio em matas; o trote e utilização correta do número de telefone 193; entre outros. Quando o local é propício, o grupo também faz uma demonstração de rapel, durante o espetáculo.
AÇÃO SOCIAL
Os recursos adquiridos com aS apresentações - alimentos não perecíveis e brinquedos -, são revertidos para a comunidade carente. De acordo com balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, somente no 1º Semestre de 2007, foram 36 apresentações para 14.664 espectadores, quando foram arrecadados 13.000 kg de alimentos e 300 brinquedos, distribuídos para 22 entidades filantrópicas.
As apresentações do grupo normalmente acontecem em escolas públicas e privadas, em Sipat, instituições públicas e privadas, eventos culturais e ações sociais, como a desse sábado.
ESPETÁCULO E INFORMAÇÕES
Para solicitar uma a apresentação do Pelotão 193, os interessados devem encaminhar ofício dirigido ao Assessor de Comunicação Organizacional do CBMMG, no prazo mínimo de 30 dias da data de apresentação. O solicitante oferecerá toda a estrutura necessária para o desenvolvimento da atividade e fará a doação de alimentos e brinquedos, que serão destinados a entidades carentes.
Outras informações pelo telefones (31)3289-8019/ (31)9138.5169; pelo e-mail: pelotao193@click21.com.br; ou no endereço: Rua Piauí, 1815, Cruzeiro – BH – MG.