Da Agência Minas
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer mais um mestrado - o de zootecnia, que será desenvolvido no campus de Janaúba. Com o projeto, aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), a Unimontes passa a contar com seis programas de mestrado, dos quais já estão em pleno funcionamento o de desenvolvimento social, ciências agrárias (produção vegetal no semi-árido), ciências biológicas e dois em ciências da saúde – um acadêmico e outro profissional.
- A avaliação positiva da Capes é um reconhecimento aos esforços da comunidade acadêmica no sentido de consolidar a pós-graduação Stricto sensu no âmbito da universidade, redundando em benefícios de toda ordem, entre eles a qualificação docente, melhoria do ensino de graduação e o incremento na investigação científica - observa o reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sílvia Nietsche, o projeto do mestrado em zootecnia começou a ser elaborado em novembro de 2006, com o objetivo de atender à área da produção animal diante da demanda existente para melhor formação profissional e incremento da pesquisa.
Já o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), professor Marlon Cristian Pereira Toledo, destaca a importância do novo mestrado como um grande passo na busca por tecnologias próprias para o desenvolvimento da pecuária, setor de participação estratégica na economia regional.
- O produtor tem acesso às técnicas, mas de regiões com outras características. O mestrado em zootecnia vai fortalecer a produção tecnológica dentro da realidade do Norte de Minas, sobre todos os aspectos - ressalta o professor.
Serão oferecidas 10 vagas para duas linhas de pesquisa: Nutrição e Produção de Ruminantes e Nutrição e Produção de Não Ruminantes. O início das aulas está previsto para março de 2008. O edital do processo seletivo – a ser coordenado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec) - será divulgado até o final de setembro.
