Com esse lema, acadêmicos dos cursos de Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia participam de atividades práticas, buscando a sedimentação do conhecimento adquirido em sala de aula
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Durante a 1ª Jornada de Odontologia, realizada no período de 19 a 22 de junho pela Funorte, acadêmicos dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia participaram de uma série de atividades de aprofundamento e atualização de conhecimentos.
Segundo a professora Jamille Botelho Araújo, durante a jornada os acadêmicos assistiram a palestras, participaram de mini cursos, apresentaram trabalhos e promoveram exposição de painéis científicos.
- A jornada é um importante momento de integração entre estudantes das instituições de ensino da região e de troca de experiências entre alunos e professores de forma multidisciplinar. Além disso, é uma oportunidade para o acadêmico apresentar seus projetos e um estímulo para a produção científica – ressalta a professora.
Exposição de painéis científicos são um estímulo
para a produção científica (foto: arquivo)
Durante os cinco dias da Jornada, os acadêmicos mantiveram a exposição de painéis, abordando temas como Uso de aparelhos bionator em disto-oclusão; Aspectos psicológicos que envolvem o bruxismo; Mordida aberta anterior em crianças; Apenia obstrutiva do sono; Anadontia parcial; Maloclusões e transtornos de linguagem oral; Interrelação entre a fonoaudiologia e a cirurgia ortognática; Síndrome de Brodie, entre outros.
- No encerramento da Jornada, os acadêmicos apresentaram os painéis, que foram avaliados por uma banca. Falar em público é sempre um desafio e esse tipo de atividade é uma oportunidade para os acadêmicos desenvolverem suas potencialidades, e exercitarem a capacidade de síntese e transmissão de conhecimentos – explica Jamille.
Em parceria com os professores Luíza Rossi, de Fonoaudiologia e Wagner Coutinho, de Fisioterapia, Jamille desenvolve o Laboratório de Função Postural, um projeto de extensão que promove a informação e atividades que se revertem para a melhor qualidade de vida da comunidade.
CLÍNICA ESCOLA
Os acadêmicos dos três cursos também participam de atividades práticas na Clínica Escola, que funciona no Campus Amazonas, com atendimento gratuito para a comunidade. No Campus também funciona a Clínica Integrada da Infância, com assistência a crianças de 0 a 12 anos de idade.
- Esses atendimentos são realizados pelos acadêmicos, supervisionados pelos professores e está aberto a toda comunidade. As atividades práticas são fundamentais para a sedimentação do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, além de contribuir para a qualidade de vida da comunidade, principalmente dos bairros mais carentes.
Para mais informações sobre os atendimentos oferecidos nas clínicas e como receber assistência odontológica, fonoaudiológica e fisioterápica, basta ligar para o telefone 2101-9242.