Logotipo O Norte
Domingo,20 de Julho

Antônio Figueira: 1° lugar na Prova Brasil - Escola alcança o melhor índice em Matemática e Português entre todas as escolas públicas do país

Jornal O Norte
Publicado em 11/12/2006 às 11:48.Atualizado em 15/11/2021 às 08:46.

A escola alcançou o melhor índice na Prova Brasil, avaliação de rendimento escolar nas 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental feita nas


escolas da rede pública estadual de ensino de todo país



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Funcionando há quase 40 anos, atualmente com um contingente de cerca de 1000 alunos matriculados, da fase introdutória à 8ª série do Ensino Fundamental, a escola estadual Antônio Figueira é uma referência do ensino público em Montes Claros.



null


Brendo Alessander foi o único aluno da cidade


premiado pelo Semeando 2006, entre todas as categorias



(foto: Wilson Medeiros)



Antes instalada na Rua Belo Horizonte e, desde 1983, na Praça Manoel José, 840, no bairro São José, a escola que recebeu o nome em homenagem ao bandeirante Antônio Gonçalves Figueira, dispõe de amplo espaço com infra-estrutura planejada, instalações e equipamentos bem cuidados, biblioteca e laboratório de informática – este último em fase de instalação, com funcionamento previsto para o próximo período letivo.



Segundo a professora Roseneida Dutra, além da escola estar fisicamente preparada para receber os alunos, o corpo docente é qualificado e sempre participa de cursos de reciclagem.



- Somos 39 professores habilitados, todos com anos de experiência e, frequentemente, participamos de cursos de qualificação em diversas áreas. Nossa preocupação é proporcionar aos alunos uma melhor formação, adotando um processo de ensino-aprendizagem que inclua novos elementos pedagógicos, como o incentivo à leitura e à escrita através da arte – explica a professora.



Apesar da boa estrutura física, Roseneida lamenta o fato de a escola não estar preparada para a educação inclusive.



- Não temos rampas de acesso e nenhuma outra adaptação para receber crianças com necessidades especiais. De qualquer forma, os professores forma treinados para a educação inclusiva e não temos nenhum aluno com necessidades especiais na escola por opção dos pais, que preferem matricular seus filhos em uma escola mais próxima de casa – explica Roseneida, que diz que alguns alunos matriculados na escola participam de outras atividades na escola Vovó Clarice, de forma que possam ter um acompanhamento especializado, facilitando seu desempenho e assimilação no processo ensino-aprendizagem.



No ano passado, ao participar do projeto Prova Brasil, promovido pelo ministério da Educação para avaliar o rendimento escolar das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, a escola alcançou o melhor índice em Matemática e Português registrado em todo país.



O resultado da avaliação foi divulgado pelo Inep – Instituto Nacional de Avaliação Pedagógica Anísio Teixeira, no último mês de setembro.



A escola também ficou em primeiro lugar em um concurso de redação promovido pelo Corpo de Bombeiros no início do ano e o aluno da 3ª série, Brendo Alessander Sousa Pimentel, 10 anos, residente no Bairro Alto São João, ficou em terceiro lugar no concurso de redação categoria do Semeando 2006, programa de educação ambiental promovido pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que há seis anos premia os melhores desenhos, redações e experiências pedagógicas nas escolas da rede pública municipal e estadual de Minas Gerais.



Com o tema Água é vida, Brendo Alessander foi o único aluno da cidade premiado pelo Semeando 2006, entre todas as categorias. Como prêmio, recebeu uma bicicleta e, segundo a professora Roseneide Dutra, a solenidade de entrega do prêmio, que aconteceu no último mês de novembro, no Minas Centro, em Belo Horizonte, foi uma experiência muito positiva para a escola e, principalmente, para Breno, que pode interagir com crianças de escolas de todo estado.



- Essas premiações conquistadas pelos alunos atestam a qualidade do ensino que temos desenvolvido na escola. Nossa meta é continuar participando de concursos e desenvolvendo atividades que motivem a criatividade e fantasia das crianças – diz Roseneide.



Segundo a professora, a escola se prepara para o Sarau Poético, que acontece no dia 12 de dezembro, onde os alunos participam de concurso de declamação de poesia, de exposição de trabalhos e estudam a vida e obra de autores da literatura brasileira.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por