(Divulgação/Indyu)
Pela primeira vez, alunos de escolas privadas participam da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que acontece neste sábado, na Unimontes, a partir das 14h30. Os nomes dos classificados da primeira fase foram divulgados na última sexta-feira e dentre os estudantes selecionados de escolas privadas de Montes Claros, nove são do colégio Indyu.
Para Vinicius Oliveira do Amaral, professor de matemática do ensino médio, o mais importante durante a preparação é a força de vontade dos alunos. “A matemática esta ganhando cada vez mais importância entre as disciplinas estudadas no ensino médio, principalmente por causa do Enem, que apresenta uma estrutura da aplicação da matemática na prática. Isso possibilita trabalhar com os alunos uma proposta de situações vivenciadas no cotidiano”, explica o professor.
PREPARAÇÃO
A coordenadora do Ensino Fundamental, Patrícia Silveira Reis, destaca que cinco professores foram inscritos para acompanhar os estudantes e que, caso o aluno seja premiado, um dos professores também recebe a premiação.
“O mérito é tanto do aluno que se esforçou para fazer uma boa prova quanto do professor que o incentivou e o preparou para a 2ª fase”, afirma.
Em 2017, quase 1 milhão de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão a segunda fase, e o resultado será divulgado no dia 22 de novembro, com o nome dos alunos e dos professores selecionados. Participam da OBMEP os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Os classificados precisam levar documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP que pode ser impresso no site www.obmep.org.br. A organização recomenda que os alunos cheguem ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando lápis e borracha.