Alunos da Funorte entregam alimentos arrecadados no projeto Páscoa Solidária

Jornal O Norte
Publicado em 11/04/2008 às 10:26.Atualizado em 15/11/2021 às 07:30.

Da Ascom/Soebras



Na tarde da última segunda-feira, 07 de abril, alunos e professores da Rede Soebras visitaram duas instituições de apoio a pacientes com câncer para fazer a entrega de 500kg de alimentos arrecadados pelos estudantes durante o projeto Páscoa Solidária.






Alunos e professores do campus São Norberto da Funorte



fazem entrega dos alimentos na sede da Fundação Sara


(foto: ASCOM SOEBRAS)



A primeira instituição visitada foi a Fundação Sara. Inaugurada em 1999, há quase dez anos presta toda a assistência social à criança e adolescente com câncer como: transporte, alimentação, medicação, cateteres, próteses e atendimento psicológico, além de enfermagem, acompanhamento nutricional, arte-terapia, dentre outros.



A instituição recebeu 250 kg de alimentos não perecíveis das mãos de alunos dos cursos de Direito, Pedagogia e Normal Superior da Funorte. A assistente social da Fundação Sara Rosana Pinto afirma a necessidade das doações constantes: “A Fundação Sara é mantida essencialmente por meio das doações. Toda a estrutura da Fundação é mantida através do apoio da comunidade – pessoas físicas e jurídicas. Projetos como esse é que fazem a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes.”



Rosana lembra ainda que “quando está na Fundação Sara, a criança recebe uma alimentação balanceada, adequada ao seu estado clínico. Mas esse atendimento tem que ser estendido até as casas dessas crianças que, muitas vezes, não tem uma alimentação adequada e precisa de um suporte alimentar. Por isso doamos também as cestas-básicas.”



A Professora Tatiana Antunes, do curso de Direito da Funorte, idealizadora do Páscoa Solidária, afirma que “o objetivo do projeto era arrecadar alimentos não perecíveis para posterior doação em entidades que prestam assistência social. Mostrar o verdadeiro sentido da Páscoa, como partilha, solidariedade, respeito ao nosso semelhante foi o que realmente nos levou a implantar o projeto no campus São Norberto, envolvendo os cursos de Direito, Normal Superior e Pedagogia.”



A Associação Padre Tiãozinho no Apoio ao Paciente Carente com Câncer, mais conhecida como Projeto Presente, também recebeu doação dos alunos da Funorte. Idealizado por Inês Sá Miranda e sua filha Priscilla há três anos, o Projeto Presente funciona graças a uma parceria com o Instituto Ivan Guedes, que proporciona a distribuição gratuita de 70 tipos de medicamentos oncológicos.



Segundo Inês, “a associação recebe doação de roupas e calçados. Temos ainda um banco de perucas e repassamos cadeiras de rodas. A colaboração de toda a sociedade é feita através de carnês. Graças a essas doações, conseguimos distribuir 70 feiras por mês. Atendemos aproximadamente 200 pessoas e temos mais de 900 cadastradas.”



De acordo com a professora Marilda Barbosa Oliveira, responsável pela extensão do Campus São Norberto da Funorte, “os projetos sociais são de suma importância para os acadêmicos, pois é através deles que os mesmos são despertados para a realidade em que vivem, estimulando-os a buscar solução para os problemas do nosso cotidiano.”

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por