Logotipo O Norte
Domingo,16 de Novembro

Alunos carentes são beneficiados com projeto de reforço escolar

Jornal O Norte
Publicado em 06/05/2008 às 12:16.Atualizado em 15/11/2021 às 07:32.

Da Ascom/Unimontes



Implantado em 2006, o Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP), projeto diretamente vinculado à pró-reitoria de Extensão da Universidade estadual de Montes Claros (Unimontes), vem permitindo que 350 alunos da rede pública do ensino médio tenham acesso a aulas de reforço escolar em diversas áreas.



Além de melhorar o rendimento na sala da aula, o projeto ajuda na preparação para processos seletivos e concursos, além permitir que os acadêmicos da Unimontes, atuando como monitores, possam aplicar os conhecimentos adquiridos.



As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, das 14 às 18 horas, no prédio 3 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, com a participação de 200 alunos do ensino médio, entre 14 e 17 anos. Os outros 150 assistem as aulas somente aos sábados, de 13 às 19 horas. Além do reforço escolar nas diversas disciplinas, eles recebem também apoio psicológico.



As atividades são coordenadas pelo professor João Barbosa de Souza, do departamento de Ciências Exatas, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Envolvem, ainda, 12 professores que atuam na orientação e supervisão das aulas ministradas por 150 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Português, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação. Em pouco mais de um ano e meio de funcionamento, foram atendidos outros 300 alunos do ensino médio.



Na avaliação da pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiróz, “a implantação do núcleo veio atender demanda da comunidade, permitindo que os alunos das escolas públicas tenham acesso ao reforço escolar”. Ela informa, ainda, que, diante da boa aceitação e do empenho de professores e acadêmicos, o projeto deverá ser estendido aos outros 10 campi da Unimontes nas regiões do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha.



SIMULADO



No último dia 25, através do NAP, foi promovido o I Processo Seletivo Simulado, com a participação de 171 alunos, com o objetivo de testar o nível de conhecimento, além de ambientá-los aos métodos de aplicação dos processos seletivos convencionais. As provas de múltipla escolha apresentaram cinco questões nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Espanhol, Inglês, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A correção está sendo efetuada pelos professores e acadêmicos que participam do projeto e os resultados serão divulgados nos próximos dias.



- A realização do processo seletivo simulado contempla duas frentes: os alunos beneficiados, que podem detectar a área em que encontram maior dificuldade de aprendizagem; e os próprios acadêmicos/monitores, que podem vivenciar experiências comuns à atividade profissional”, explica o coordenador João Barbosa de Souza. Até junho próximo, será realizado o segundo simulado, envolvendo número maior de estudantes atendidos pelo NAP.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por