“Todo o esforço e dedicação foram uma construção contínua de conhecimento que eu utilizei para chegar até aqui”, comenta o aluno montes-clarense (Renato Rodrigues/Comunicação Butantan)
Marcos Paulo Gonçalves Santos, de 17 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio de Montes Claros, conquistou a medalha de ouro na 17ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), realizada em Cuba no último dia 13 de setembro. A competição teve a participação de 60 estudantes de 15 países, com quatro representantes de cada nação. Ao final, seis participantes receberam medalhas de ouro, incluindo dois brasileiros, sendo Marcos um deles.
A delegação brasileira se destacou na OIAB, com todos os quatro representantes conquistando medalhas. Além de Marcos Paulo e Arthur Kui, que levaram a medalha de ouro, David Li Chiun Liu e Pedro Perry Resende receberam a prata. A preparação para o evento começou em maio de 2024, quando os jovens participaram de atividades teóricas e práticas elaboradas pela equipe do Instituto Butantan. A coordenadora nacional da competição, Sônia de Andrade Chudzinski, ressalta a importância dessa experiência: “Os estudantes têm acesso a uma rede que os conecta ainda mais com os professores e cientistas da área, possibilitando, além das medalhas, vagas em universidades públicas, contribuindo para a formação de uma nova geração de cientistas”.
Para alcançar essa conquista, Marcos precisou primeiro garantir sua medalha na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Este projeto é voltado para estudantes do Ensino Médio e é organizado pelo Instituto Butantan com o apoio da Escola Superior do Instituto Butantan (Esib). Com mais de 152.650 estudantes inscritos na OBB, Marcos se destacou entre os 16 classificados para a seletiva internacional. Desses, apenas quatro brasileiros foram escolhidos para representar o país na OIAB. Marcos foi o único estudante do segundo ano do Ensino Médio e o único representante do Norte de Minas Gerais.
ORGULHO E DEDICAÇÃO
Daniela Barreto, mãe do campeão Marcos Paulo, expressa sua felicidade pelo reconhecimento do esforço do seu filho: “É a certeza de que, como mãe e professora que sou, quando um estudante coloca fé, foco e objetivo em seus sonhos, ele os alcança. Marcos, desde pequeno, sonhava em ser uma pessoa conhecida e reconhecida. ‘Quando eu crescer, quero ser famoso, não por cantar, jogar futebol ou dançar, mas por ser inteligente. Quero ser um pesquisador na área da medicina ou bioquímica.’” (trecho do diário de Marcos), cita a mãe.
“No mês de outubro, Marcos, com seus professores e um grupo de colegas, viaja para a Inglaterra rumo a um projeto bilíngue. Ao retornar no final de outubro, vai participar da segunda fase da Olimpíada de Física. Depois vem o Enem, que ele faz como ‘treineiro’ desde o 8º ano e que, no ano passado, conseguiu 980 na redação e 908 em Matemática e suas tecnologias”, conta a mãe sobre os novos passos do filho.
Ela completa que a família é a base para a formação do ser humano: “A rede de proteção, incentivo, carinho e amor dados pela família garantem a estrutura para enfrentar os desafios da vida. Após fazer a capacitação no Instituto Butantan por uma semana e ter contato com a maravilhosa estrutura daquele espaço, Marcos teve a certeza de que quer ser um médico pesquisador”, finaliza a mãe.
“Todo o esforço e dedicação foram uma construção contínua de conhecimento que eu utilizei para chegar até aqui”, afirma Marcos. “O que somos depende dos nossos sonhos e o que nós seremos depende da nossa luta. Eu sempre sonhei e sempre tive o apoio de pessoas que acreditam em mim. Me tornei confiante e fui construindo essa caminhada ao lado da família, dos amigos e da escola. Muito estudo, esforço, noites sem dormir e ansiedade. Mas valeu a pena. Vou continuar acreditando em mim e nos meus sonhos e continuar lutando por eles para alcançar cada vez mais” finaliza o estudante campeão.
A professora Valéria Mafra, coordenadora do Projeto Olímpico Sapiens do colégio onde Marcos Paulo estuda, compartilha seu orgulho pela conquista: “A conquista da medalha na Olimpíada Internacional de Biologia por Marcos Paulo foi a realização de um sonho que começou no 8º ano do ensino fundamental. Naquela época, ele me procurou com o desejo de se preparar para uma competição de que só poderia participar no Ensino Médio. Desde então, direcionamos seus estudos de forma estratégica. A dedicação incansável de Marcos, somada ao apoio da sua família e do Colégio, foram fundamentais para que ele alcançasse esse feito inédito em nossa região”.