Aluna do pré-vestibular do
projeto social Educação Popular,
da Soebras, Liliane Mendes
comemora a conquista de
uma vaga na universidade
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Depois de muitas tentativas em entrar para a universidade, a estudante Liliane Mendes Santos, 20 anos, comemora a conquista do segundo lugar no curso de Letras Português da Unimontes, no processo seletivo realizado no último mês de junho.
Depois de seis meses cursando o pré-vestibular Educação Popular, Liliane Mendes Santos conquista o 2º lugar no curso de Letras da Unimontes
(foto: Wilson Medeiros)
Aluna do pré-vestibular promovido pelo projeto social Educação Popular, da Soebras, desde o início do ano, Liliane diz que o curso foi decisivo para que alcançasse o resultado.
- Queria estudar Enfermagem, tentei várias vezes, mas não consegui. Pensei até em desistir, porque não tinha como manter um curso pré-vestibular. Aí, passei na seleção do Educação Popular e freqüentei as aulas durante seis meses. Tentei Letras na Unimontes e, para minha surpresa, fiquei em segundo lugar – conta Liliane.
A estudante diz que concluiu o Ensino Médio em 2004 e entrar na universidade era um sonho de toda família. Residente no bairro Jardim Eldorado, junto com os pais, dois irmãos e um filho, Liliane diz que não é possível conquistar espaço no mercado de trabalho sem um bom curso.
- Fico feliz em saber que existem pessoas que dedicam parte de seu tempo para ajudar outras a conquistar seu espaço. A educação é, sem dúvida, o melhor caminho para quem quer vencer na vida, mas tudo é muito caro, concorrido. O projeto Educação Popular surgiu para mim como uma oportunidade de mudança que abracei com tudo, e agora vejo que valeu a pena – comemora.
O PROJETO
Com a proposta de contribuir para que a comunidade carente tenha acesso à educação, a Soebras instituiu o projeto social Educação Popular, com ações educacionais e culturais que visam contribuir para a superação das atuais condições de desigualdade e exclusão escolar na região Norte de Minas.
O projeto acontece em Montes Claros desde fevereiro de 2007, com um contingente de 600 estudantes inscritos, que se preparam para vestibulares e concursos. De acordo com o coordenador, Everaldo Ramos de Oliveira, a partir desse mês de agosto o Educação Popular também beneficia a comunidade de Porteirinha, no Norte de Minas. Segundo o professor, a equipe que coordena o projeto se reuniu no mês passado com professores e lideranças da cidade para viabilizar a proposta.
- O objetivo é atender cerca de 300 estudantes, totalmente de graça. Primeiro vamos oferecer o curso de pré-vestibular na área de humanas e o pré-concurso, pois a demanda na cidade é maior para esses segmentos – ressalta o professor.
Em Montes Claros, o projeto funciona nos bairros JK e Delfino Magalhães, Santo Reis, Independência e Major Prates, com aulas diárias e gratuitas, ministrada por equipe de 40 professores.