Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Acadêmicos do 6º período de Geografia da Soebras/Isemoc participam do projeto Nas Trilhas da Geografia, na comunidade rural de Abóboras, distrito de Montes Claros. O projeto foi realizado em parceria com alunos da 7ª série da escola estadual Irmã Beata e da 5ª série da escola estadual Professora Cristina Guimarães.
Aula sobre morfologia e gênese local
Segundo a coordenadora do curso de Geografia, professora Ana Ivânia Alves Fonseca, durante a atividade de campo foram abordadas questões ambientais referentes à morfologia e gênese local; abastecimento dos lençóis freáticos através das águas superficiais da chuva, que, segundo a professora, também influencia no abastecimento dos lençóis freáticos.
- Isso porque é a única alternativa de coleta de água da comunidade – explica a professora.
Ana Ivânia diz que o projeto já vem sendo desenvolvido na comunidade com a denominação de Barraginhas.
- O objetivo dos professores é desenvolver e trabalhar as questões ambientais com os alunos, uma vez que a escola nem sempre proporciona o trabalho in loco. A atividade de campo em questão teve grande aceitação por parte dos alunos, por promover conhecimento além da sala de aula, com a qual estão acostumados no seu cotidiano escolar – explica.
A professora ressalta que é sempre enriquecedor, tanto para os acadêmicos quanto para os alunos do Ensino Médio, essa troca de experiências.
- Durante as atividades os alunos puderam vivenciar esse universo de perto, se aventurar pelos mistérios e encantos da natureza e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Essas aulas tornam os estudantes mais aptos em lidar com as peculiaridades da disciplina e entender melhor seu caráter científico na prática, além de conscientizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente – diz a professora.