Da Ascom/Soebras
Acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Funorte promoveram atendimento gratuito, no último dia 16, em comemoração ao Dia Mundial da Voz. As consultas foram realizadas nas dependências da Clínica Escola de Fonoaudiologia, no Campus Amazonas da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas.
A campanha, voltada para a população de forma geral, abrangeu desde a orientação em relação a cuidados com a voz, triagens com pesquisa de queixas vocais e problemas de voz até a avaliação com médico otorrino. Caso necessário, o paciente poderia ser encaminhado ao atendimento, que é gratuito na Clínica.
Participaram do evento acadêmicos dos 3º até 8º períodos, sob a coordenação das professoras Renata Campos Faria e Flávia Alcântara. “Nós tentamos conscientizar a população da importância dos cuidados com a voz, procurando evitar assim a ocorrência de problemas que prejudicam a comunicação”, resume a professora Flávia.
CUIDADOS COM A VOZ
A professora de Fonoaudiologia e coordenadora da Clínica Escola, Vanessa de Araújo, ressalta que os cuidados com a voz são de suma importância, principalmente para os profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho diariamente, os chamados “profissionais da voz”.
Vanessa lembra ainda que os principais cuidados são: “beber dois litros de água diariamente; evitar lugares barulhentos, evitar falar alto, aquecimento e desaquecimento da voz, além de cuidados com a alimentação”.
Para os profissionais da voz, como jornalistas, padres, professores e vendedores, é recomendado um cuidado maior, com aquecimento e desaquecimento da voz e uso de frutas cítricas, que são adstringentes e limpam as cordas vocais.
