No campus São Norberto Soebras,
doutores em Direito proferem
palestras aos acadêmicos
e profissionais da área
Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Começa hoje, quarta-feira, o I Seminário de Direito Civil e Constitucional da Soebras/Funorte. O evento, que complementa as atividades extra-curriculares do curso, se estende até sexta-feira, 10. Palestras ministradas por profissionais de renome nacional serão o destaque do seminário, que pretende atrair não somente acadêmicos do curso da Funorte e de outras instituições de ensino, como também docentes e atuantes da área jurídica.
A abertura acontece às 19h, no auditório do Campus São Norberto com a palestra: A Reforma do Judiciário: EC nº 45/2004, proferida pela mestre e doutoranda em Direito Processual Cynara Silde Mesquita Veloso.
Na quinta, 09, também às 19h, a promotora de justiça de Belo Horizonte, Reyvani Jabour Ribeiro, discursa o tema “Direitos da Personalidade”.
Na sexta, 10, os participantes irão assistir à palestra “Direito Civil Constitucional” com o diretor da Revista Trimestral de Direito Civil, Gustavo Tepedino, que também é autor de várias obras nessa área.
É com essa perspectiva de interagir com profissionais que já atuam no mercado que o curso de Direito da Soebras pretende, no decorrer do ano, promover atividades que levam ao debate com temas pertinentes à área e, sobretudo, com assuntos factuais.
No 1º semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de participar da 1ª e 2ª Mesas de Atualidades, que receberam três profissionais de peso, o juiz Frederico do Espírito Santo e o procurador da República, Allan Versiane de Paula.
DIREITO NA PAUTA DOS CONCURSOS
O curso de Direito Soebras, desde o 1º período vem aplicando, em salas de aula, resoluções de exercícios de concursos públicos. Isso se deve à disciplina ‘Resoluções de Questões’, que, embora seja optativa, tem despertado interesse na classe discente.
Por iniciativa de Raquel de Queiroz Muniz, diretora da Funorte, a disciplina é um dos diferenciais do curso da rede Soebras. A matéria aplica questões direcionadas para processos seletivos do setor jurídico (Ministério Público, Magistratura, Procuradorias, TRE´s, TRF´s, etc, sendo ministrada pelo professor Fabiano Pereira.
- O diferencial do nosso curso é formar um profissional completo, não somente para atuar como bacharel, mas, também prepará-lo para exercer um cargo público - enfatiza Raquel Muniz, afirmando que é preciso incentivar o acadêmico nessa área pois, hoje, existem vagas para juízes, promotores e cargos afins que ainda permanecem desocupadas pela falta de preparação da classe discente aos concursos.
