Acadêmicos da Unimontes recebem bolsas do Proinic

Jornal O Norte
Publicado em 12/12/2007 às 10:16.Atualizado em 15/11/2021 às 08:26.

Foi divulgada, no final da semana passada, a relação dos 215 acadêmicos que serão contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Proinic), da Universidade Estadual de Montes Claros, a partir de fevereiro próximo. A grande novidade é a ampliação de 60 para 80 do número de bolsas oferecidas através do convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).



“Além do reconhecimento à competência e dedicação de professores e acadêmicos, é importante destacar a imprescindível e efetiva participação de parceiros como a Fapemig e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na busca por novas conquistas e na consolidação dos projetos existentes em nossa Universidade”, salienta o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.



Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Proinic é compreendido de três programas paralelos, entre os quais o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) – parceria Unimontes/Fapemig, com 80 beneficiados; o Programa de Bolsas Científicas da Unimontes (Bic-Uni), mantido com recursos próprios e que oferece 9 bolsas mensais; e, ainda, o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (ICV/Unimontes), com 126 acadêmicos - não havendo pagamento de bolsas.



Para o diretor científico da Fapemig, professor Mário Neto Borges, “o aumento do número de bolsas concedidas à Unimontes é um reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pela instituição, não apenas pela demanda, mas, principalmente, pela qualidade de seus projetos”. Segundo ele, “o ano de 2007 tem sido especial para a Fapemig, pois, pela primeira vez, ela foi contemplada com orçamento integral. Dessa forma, a nossa intenção é de fortalecer os programas existentes, pois a iniciação científica tem uma atenção especial do governador Aécio Neves e, através dela, estamos formando os futuros pesquisadores mineiros”.



Ainda de acordo com o professor Mário Neto Borges, a Unimontes apresenta um dos índices mais significativos no que se refere à ampliação do número de projetos de iniciação científica. “A Universidade Estadual de Montes Claros possui uma posição de destaque e, dessa forma, reforça as ações do Governo de Minas voltadas à melhoria da qualidade do ensino superior no Estado”.



INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO



Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Sílvia Nietsche, “a ampliação do número de bolsas é reconhecimento ao compromisso da Unimontes com o desenvolvimento científico-tecnológico das regiões onde se encontra inserida”.  Ela observa, ainda, que “a Fapemig considera a Unimontes como o principal instrumento de transformação para quase um terço do Estado e, por sua vez, a Universidade, que já oferece ensino superior de qualidade, está investindo nas ações de pesquisa, o que contribui diretamente para o fortalecimento da graduação”.



Segundo a coordenadora de Apoio ao Pesquisador da Unimontes, professora Juliane Leite Ferreira, os alunos de todos os centros de ensino foram contemplados com bolsas de iniciação científica. “Nesses dez anos de vigência, os programas de iniciação científica  desenvolvidos no âmbito da instituição já atenderam mais de 440 acadêmicos”, lembra a professora Juliane Ferreira.  A distribuição das bolsas ocorreu da seguinte forma: Probic (239 bolsas, a partir de 1998); ICV (174 voluntários desde 2005) e Bic-Uni (28 bolsas, a partir de 2005).



Além do Proinic, a Unimontes também oferece 10 bolsas relativas ao Programa de Iniciação Científica, vinculadas ao CNPq. O número de benefícios foi duplicado para o próximo ano, a partir de agosto. (Ascom)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por