Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Sob a coordenação do jornalista e professor de telejornalismo, Cácio Xavier, acadêmicos do sexto período do curso de Jornalismo da Funorte aproveitou o lançamento do CD do radialista Eduardo Lima, que aconteceu no dia 20 de março no Centro cultural Hermes de Paula, para aula prática da disciplina.
Entrevistado ao vivo pelos alunos, o radialista falou sobre a importância da formação acadêmica para o bom desempenho na prática, lembrando da importância dos valores inerentes que, quando aliados ao conhecimento teórico, podem formar um profissional qualificado para enfrentar os desafios impostos pela profissão.
QUESTIONAMENTOS
Os alunos aproveitaram a oportunidade para perguntar ao entrevistado as peculiaridades da profissão, as dificuldades enfrentadas por ele em seus 36 anos de carreira, as mudanças que o jornalismo vem sofrendo nos últimos anos e sobre o mercado de trabalho.
Com humildade e conhecimento de causa, Eduardo falou sobre suas experiências, não só profissionais, mas também sobre as mudanças pessoais que teve por causa da profissão que, segundo ele, é sua função e sua razão de ser.
O radialista discorreu, ainda, sobre a diferença entre o texto produzido para rádio, televisão e impresso, falando das dificuldades de se transmitir informações diariamente, mantendo o interesse do público e realmente informando, com ética e verdade, premissa básica do jornalismo, recomendando muita leitura para atualização e aperfeiçoamento do texto.
APRENDIZADO
Para os alunos e professor a entrevista e a palestra do radialista confirmam as teorias que vêm sendo defendidas em sala de aula, que alertam para a necessidade de dedicação, estudo, leitura e desvelo com a profissão escolhida, lembrando que esta, na prática, tem menos glamour e mais trabalho, ao contrário do que muitos pensam.
EDUARDO LIMA
O jornalista e radialista Eduardo Lima é natural de Montes Claros. Há 36 anos na profissão de radialista, iniciou a carreira na rádio Sociedade Norte de Minas (ZYD-7) e há 14 anos comanda com sucesso o programa Viva a Tarde, na rádio Itatiaia. Já trabalhou nas principais rádios, emissoras de televisão e jornais de Moc e Belo Horizonte e foi diretor artístico das rádios, Mineira, Inconfidência e Globo. O radialista já atuou também no legislativo, tendo sido vereador em BH. No governo Pimenta da Veiga, atuou como secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Compositor, cronista e poeta - já teve três livros publicados: dois de poesia (Cismas e rufares e O despertar de Mona) e um de crônicas (Além da voz) tendo sido bem recebido pela crítica, escreve às quintas feiras no jornal Hoje em Dia.
MOMENTOS E PENSARES
Eduardo Lima lançou no último dia 20, em Montes Claros, o CD Momentos e Pensares, uma coletânea de textos de autores consagrados como Vinícius de Moraes, Manoel Bandeira, Bertold Brecht, Dalai Lama, Thiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Eduardo Alves Costa, Rui Barbosa, Madre Tereza de Calcutá, além de suas próprias criações, com destaque para o poema Dia dos Namorados, de sua autoria.