Rosângela Silveira
Colaboração para O NORTE
O trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT), Diego Emanuel Siqueira de Almeida, Daniel Xavier Gomes, Renato Lins de Almeida e Vinícius Meira Souza foi selecionado para apresentação no 5º Congresso Internacional de Iniciação Científica (COINT) e no 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) que acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro na Universidade de Sorocaba – UniSo – em Sorocaba, São Paulo.
Sob a orientação do professor Mestre Renato Dourado Maia e com o apoio da Fapemig, os alunos desenvolveram o projeto “Desenvolvimento de um Sistema de Controle e Supervisão por Computador em Tempo Real Utilizando Lógica Nebulosa” que foi apresentado para pré-seleção nos dois congressos e concorreu com mais de mil projetos de todo o Brasil.
O trabalho dos alunos da FACIT busca demonstrar que em um mundo com inúmeras variantes, onde as soluções ótimas são condicionadas a cada situação, a lógica Fuzzi (também chamada de difusa ou nebulosa) pode otimizar processos no intuito de administrar incertezas, fazendo com que determinadas situações assumam valores lógicos que possam ser interpretados automaticamente por sistemas computacionais, como, por exemplo, avaliar conceitos como morno, médio ou frio, em um controle de temperatura.
Os dois congressos são realizados pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP – e visam identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade. Neste ano os dois congressos vão homenagear o físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei (1564-1642), adotando como slogan uma de suas citações emblemáticas: “Não se pode ensinar coisa alguma a alguém, pode-se apenas auxiliá-lo a descobrir por si mesmo”.
Para Ariovaldo de Melo Filho, presidente da Fundação Educacional Montes Claros, entidade mantenedora da FACIT, “congressos são um estímulo ao engajamento de estudantes de graduação no processo de investigação científica e contribuem para a formação de profissionais altamente qualificados. Este também é um dos objetivos da FACIT que, a cada ano, mais se fortalece como pólo tecnológico formador de profissionais capacitados e com sólida orientação científica”.
