Escolas estaduais e municipais podem concorrer a uma das 400 vagas para compartilhar suas experiências nas ações preventivas e de integração nos serviços de saúde. Os 400 trabalhos selecionados concorrem a 100 bolsas para ajuda de custo para deslocamento, hospedagem e alimentação dos representantes da escola
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Estão abertas as inscrições para II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas, promovida pela Universidade de Brasília, de 1º a 3 de junho de 2007.
De acordo com a assessoria da universidade, a Mostra tem como objetivo promover um intercâmbio das experiências vivenciadas pelas escolas nas ações preventivas e de integração nos serviços de saúde.
De acordo com o Edital, ao se inscrever, as escolas devem apresentar seus trabalhos que passarão por um processo de seleção. Serão selecionados 400 trabalhos que concorrem a 100 bolsas para custear as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação da equipe representante da escola, durante os três dias do encontro, que acontece em Brasília, Distrito Federal. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de maio.
Segundo informações do Edital, serão priorizados os trabalhos na modalidade oral e cada autor ou co-autor só poderá participar com um único trabalho, desenvolvido tendo como foco os temas Gestão integrada entre saúde e educação; Saúde sexual e saúde reprodutiva; Prevenção das DST e Aids; Diversidade sexual; Relações de gênero; Raça e etnia; Direitos humanos; Acesso a insumos de prevenção; Cooperação internacional; Participação juvenil; Crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids (Prevenção Positiva); Populações vulneráveis; Institucionalização do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e Avaliação e Monitoramento.
As inscrições e prazo para a solicitação terminam no dia 09 de abril no endereço eletrônico: www.aids.gov.br/mostraspe2007. Os resultados serão divulgados no dia 4 de maio no mesmo endereço.
I MOSTRA
A primeira Mostra foi realizada em Belo Horizonte (MG), em 2006, dentro da programação paralela do VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, com participação de mais de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais e gestores das áreas de saúde e de educação, universidades e sociedade civil.
Desde 2006 o SPE vem formando jovens para trabalharem como multiplicadores dos temas do programa, com foco na prevenção das DST/Aids e profissionais de saúde e educação para trabalharem os conteúdos prioritários do SPE.
De acordo com o Edital, a II Mostra abre espaço para troca de experiências em educação preventiva nas escolas municipais e estaduais, e serão realizadas conferências, fórum, painéis, oficinas, atividades culturais e artísticas nos eixos temáticos trabalhados pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, coordenado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e outras agências da ONU.
As escolas interessadas em participar da Mostra e concorrer a bolsas, bem como ter obter informações sobre Brasília e onde se hospedar podem acessar: www.aids.gov.br/mostraspe2007. (UNFPA)