Jerúsia Arruda
Repórter
Depois de acertar os horários na academia, a hora é de pensar em freqüentar outros cursos que contribuam para a formação e qualificação. Esse ano, excepcionalmente, isso será possível em Montes Claros, com a realização do curso Cooperação e Gestão Cultural, que acontece entre os meses de março e dezembro, gratuitamente.
Realizado pela Duo Informação e Cultura, de Belo Horizonte, em parceria com a secretaria municipal de Cultura e universidade estadual de Montes Claros, e patrocínio do Instituto Telemig Celular, o curso é dirigido aos agentes culturais, gestores municipais, artistas, professores e acadêmicos das áreas afins e inclui encontros de articulação, aulas presenciais, estudo à distância, exercícios práticos de planejamento, produção e realização de seminários.
O curso fará uma análise das paisagens, contextos e recursos culturais de Montes Claros, elaborando um planejamento estratégico para solução dos problemas encontrados
(foto: JAILSON ALENCAR)
As aulas acontecem simultaneamente em Montes Claros e São João Del Rey, cidades consideradas pólo, e que vêm desenvolvendo iniciativas importantes para o fortalecimento do campo cultural local.
As atividades incluem estudo à distância (via internet), produção de vídeos sobre o processo de formação dos alunos, seminários locais, além de um seminário final que será realizado em Belo Horizonte, para o compartilhamento e avaliação das experiências.
O curso será coordenado pela Duo Informação e Cultura, empresa que atua, desde 1999, nas áreas de formação, presencial e à distância, planejamento e gestão cultural. Os professores Cássio Martinho e Marcela Bertelli são os responsáveis pela coordenação de conteúdo.
INSCRIÇÕES
Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de fevereiro, na secretaria municipal de Cultura (Praça Dr. Chaves, 32. Centro. Tel: 38-3229-3455) e na Unimontes (Coordenadoria de Extensão Cultural, Prédio 05. Av. Ruy Braga, s/nº- Vila Mauricéia. Tel: 38-3229-8165).
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
As aulas presenciais, que acontecem de março a setembro de 2008, aborda os temas:
Ambientação na plataforma de Educação à Distância; Articulação, participação e cooperação cultural; Re-conhecimento: paisagens culturais, contextos e recursos; e projetos: diagnóstico, planejamento estratégico a lógica do trabalho por projetos; Comunicação - mídias, conhecimento e informação aplicados ao campo da cultura; Legislação e financiamento: leis de incentivo e fontes de financiamento à cultura; Legislação e financiamento: leis de incentivo e fontes de financiamento à cultura; Produção: criação e produção cultural, o fazer com. A diversidade cultural como fator fundamental da cultura de gestão; e um tema livre (escolha será feita pelos alunos).
No estudo à distância, o debate será em feito no espaço virtual, envolvendo as turmas das duas cidades. Serão disponibilizados textos referentes às aulas para continuidade das leituras, diálogos e trocas entre os alunos, além da Midiateca, com textos de referência, documentos, artigos e vídeos sobre diversos temas relacionados ao campo cultural.
Nos encontros de articulação, será promovida uma discussão de todo processo formativo dos alunos. Os encontros acontecem em duas etapas, primeiro com discussões e análise das ações realizadas e, depois, buscando soluções para os problemas encontrados. O modulo se encerra com o planejamento das ações seguintes.
No mês de outubro acontecem os seminários para discussão dos temas de interesse de cada turma, de Montes Claros e São João Del Rey.
Em novembro, um seminário final, aberto a todos os alunos do curso e outros interessados, será realizado em Belo Horizonte com o objetivo de promover a troca de experiências e o debate entre profissionais da área cultural.
AULAS
As aulas acontecem durante dez meses, às sextas-feiras, de 14h às 20h, e aos sábados, de 8h30 às 12h30 e de 14h às 18h.
As atividades presenciais começam no dia 7 de março, no campus Professor Darcy Ribeiro, da Unimontes, e na sala Geraldo Freire – Av. João Luis de Almeida, nº 40. Centro – ao lado da câmara municipal, em Montes Claros.
São 50 vagas e os alunos que obtiverem participação mínima de 70% nas aulas presenciais e de pelo menos uma mensagem por aula na plataforma de EAD receberão certificado ao final do curso. O curso é gratuito.
Informações e inscrições: secretaria municipal de Cultural de Montes Claros (38) 3229.3455 ou pelo e-mail curso@duo.inf.br