Fabíola Cangussu
Repórter
As inscrições para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) 2008 começaram ontem, 05, e vão até o dia 30 deste mês.
As provas serão aplicadas no dia 31 de agosto, às 13h. O exame é voluntário, aplicado aos alunos que estão terminando o ensino médio em 2008 e para aqueles que já terminaram. O Enem tem como o principal objetivo avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.
Os interessados em participar do exame podem optar por efetuarem a inscrição nas agências dos Correios ou pela internet.
INSCRIÇÕES PELOS CORREIOS
As escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 vão receber fichas de inscrição. Alunos da rede pública podem retirar a ficha na escola e, depois de preenchida, entregá-la numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.
Estudantes da rede privada de ensino também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento da taxa de R$ 35, em qualquer agência bancária, antes de entregar a ficha nos Correios. Aqueles que terminaram os estudos em anos anteriores, o egresso do ensino médio, podem retirar a ficha direto nos Correios, e também pagarão os R$ 35 pela inscrição.
Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.
INSCRIÇÕES PELA INTERNET
O interessado em fazer inscrição pela internet deve entrar no site do Inep - www.enem.inep.gov.br/inscricao - preencher a ficha e imprimir o comprovante. Todas as inscrições feitas pela internet serão pagas uma vez que o sistema gera o boleto automaticamente e deve ser pago em qualquer agência bancária. O boleto estará disponível na página do Inep até o dia 25 de julho.
NECESSIDADES ESPECIAIS
Os portadores de necessidades especiais devem declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do Enem, para que possam receber atendimento apropriado. Caso o estudante esteja em unidades prisionais e hospitalares é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados até o dia 13 de junho
CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Todo o candidato, independentemente da forma de inscrição, receberá até o dia 18 de agosto o cartão de confirmação de inscrição informando a data, hora e local da prova. Caso não receba até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.
A PROVA DO ENEM
O exame terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.
A nota do Enem é usada no processo seletivo de diversas universidade do país e também é um dos critérios para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. Mais informações podem ser obtidas no site do Enem.
O QUE É O ENEM
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a saber como fazer. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões. (Com informações do MEC)
