Jerúsia Arruda
Repórter
jesusia@onorte.net
A partir da segunda quinzena de maio, as festas em Montes Claros ganham características típicamente juninas. Em todos os clubes, casas de shows e calouradas o repertório ganha mudanças, a roupa se adapta ao frio das noites norte-mineiras e a grande pedida é dançar forró.
Evento mais esperado do calendário brasileiro depois do Carnaval, as festas juninas animam todo o mês com muito forró, quadrilhas, barraquinhas de comidas e bebidas típicas, em homenagem aos santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro.
Comemorados de uma forma rural, sempre ao ar livre, em pátios ou grandes terrenos previamente preparados para a ocasião, os festejos juninos reúnem multidões durante vários dias. Folclore ou religião são considerados umas das manifestações populares mais praticadas no Brasil. Cidades como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), se tornaram famosas no mundo inteiro pela grandiosidade da festa.
SIMBOLOS
Com muitas supertições de origem em cultos pagãos, o sincretismo de religiões e práticas culturais das várias regiões do Brasil combinado com a música e a dança, dá às festas juninas um cunho profano.
Sempre relacionados com a sorte, são muitos seus símbolos.
A cerimônia de levantamento do mastro com a bandeira de São João, Santo Antônio e São Pedro, confeccionados com frutas, fitas de papel e flores penduradas, por exemplo, era realizada no solstício de verão, na Europa, comemorando a fertilidade da terra.
Os pagãos acreditavam que as fogueiras espantavam os maus espíritos. Os católicos acreditam que é sinal de bom presságio.
Dizem alguns que os fogos de artifício eram utilizados na celebração para despertar São João e chamá-lo para as comemorações de seu aniversário. De origem portuguesa, acreditava-se o estrondo de bombas e rojões tinha como finalidade espantar o diabo e seus demônios na noite de São João.
A tradição diz que os balões levam os pedidos e louvores aos santos de devoção. acredita-se que, ao soltar balão e ele subir sem nenhum problema, os desejos serão atendidos, caso contrário, é um sinal de azar. Hoje, as autoridades recomendam não soltar balões pelos incêndios que podem provocar, tendo sido, inclusive considerada uma prática criminosa em 1965, segundo o artigo 26 do Código Florestal. Também está no artigo 28 da lei das Contravenções penais, de 1941.
OS SANTOS
Chamado de santo casamenteiro, as festas em homengam a Santo Antônio são urbanas e caseiras, porque é considerado o santo dos nichos e das barraquinhas.
Em sua festa, São João é comemorado com fogos de artifício, tiros, balões coloridos e banhos coletivos pela madrugada. Os devotos também usam bandeirolas coloridas e dançam. Considerado o fundador da igreja católica, o príncipe dos apóstolos e o primeiro papa, os fiéis católicos tributam a São Pedro honrarias dignas de um deus.Tem uma lenda que diz que para que alguém possa entrar céu é necessário que São Pedro abra as portas. São pedro é, ainda, considerado o santo protetor das viúvas. A brincadeira de subir no pau-de-sebo é a que mais se destaca nas festividades comemorativas a São Pedro.
FESTAS JUNINAS EM MONTES CLAROS
Festivais de quadrilha, arraiás, barraquinhas, mistura de ritmos e uma fogueira gigante para aquecer os foliões marcam as festividades em Montes Claros. Nessa época, associações comunitárias, instituições de ensino, entidades filantrópicas, órgãos públicos e iniciativas individuais promovem campanhas para arrecadar donativos aos mais necessitados, principalmente roupas e agasalhos.
As festas acontecem em locais fechados, em clubes que enfeitam seus jardins para receber milhares de visitantes, e nas ruas dos bairros, onde moradores se juntam para montar barraquinhas, comercializando comidas e bebidas típicas, arrecadando dinheiro em beneficio da paróquia a que pertencem.
PROMOÇÕES
As barraquinhas de São Norberto, que acontecem há quase vinte anos consecutivos, reúnem milhares de pessoas, contribuindo para a restauração de sua igreja. E assim acontece em volta de quase todas as igrejas católicas da cidade.
A secretaria municipal de Cultura promove o arraiá das Formigas, premiando os melhores grupos de quadrilha.
As faculdades, através do curso de Educação Física, aproveitam a ocasião para estimular nos alunos o interesse pela cultura regional, promovendo concurso de quadrilha, com grupos formados pelos alunos do curso.
Inspiradas no aconchego e proximidade estimulados pelo frio, as festa juninas encerram em si a fé e alegria, típicas do povo brasileiro.