Da Ascom Unimontes
A Unimontes tem um compromisso permanente com a educação infantil, pois dezenas de seus cursos preparam profissionais para atuarem no ensino fundamental e médio e, por isso, a integração da Universidade com as escolas deve ser fomentada, sempre”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, durante a solenidade de abertura da Mostra Alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, na tarde da última sexta-feira (18), na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
Através de exposições de livros, painéis e de trabalhos acadêmicos sobre o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, obra mais famosa de Monteiro Lobato - considerado o maior ícone da literatura infantil brasileira -, o evento se estenderá até esta sexta-feira (25), com o objetivo de difundir o acervo de livros infanto-juvenis da Universidade, além de aproximar os alunos das séries iniciais ao ambiente universitário, por meio de visitas, palestras e performances culturais.
As atividades são coordenadas pela direção e servidores da Biblioteca Universitária, juntamente com professores e acadêmicos dos cursos de Letras/Português, Normal Superior e Pedagogia, que têm em seus currículos disciplinas relacionadas à educação infantil. Outras datas comemoradas em abril também são citadas na Mostra, como o Dia do Índio (19), Tiradentes (21) e Descobrimento do Brasil (22). Também na sexta-feira, pela manhã, estiveram visitando a mostra cerca de 115 alunos, entre sete e 12 anos, matriculados na Escola Infantil Crescer.
“O hábito da leitura deve ser estimulado e incentivado desde os primeiros anos de vida, pois isso contribui para elaboração de textos e para assimilação do conhecimento”, observa o reitor, que enalteceu, ainda, a importância da mostra, pois “abre as portas da Unimontes para os pequenos estudantes que, um dia, aqui estarão como acadêmicos ou até mesmo como professores”.
Ainda durante a solenidade de abertura da mostra, o professor Élcio Lucas de Oliveira, do departamento de Comunicação e Letras – vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), fez uma performance poética/musical sobre o evento, lembrando que “a literatura infantil, de maneira bem sutil e ao mesmo tempo direta, trabalha com conceitos e que, se bem assimilados, são refletidos por toda a vida”.
