A efetivação dos direitos durante a Semana Integrada do Serviço Social

Jornal O Norte
Publicado em 30/05/2008 às 10:34.Atualizado em 15/11/2021 às 07:34.

Da Ascom/Funorte



A Funorte, Faculdades Santo Agostinho e Unimontes estão realizando, desde a última segunda-feira, 26, a Semana Integrada do Serviço Social. Com palestras, grupos temáticos, apresentação de trabalhos e apresentações culturais, o evento, segundo André Ramos Carloni, coordenador do curso de Serviço Social da Funorte e da Unimontes, tem a intenção de integrar as faculdades e preparar os acadêmicos para uma possível parceria profissional no futuro.



- O evento é importante não só em comemoração ao dia do Assistente Social, que aconteceu no último dia 15 de maio, mas também no sentido de capacitar tanto na aquisição teórica quanto na prática, já que esse movimento teoria/prática deve ser constante na vida de qualquer profissional - afirma André.



O tema da semana: Concretização dos direitos: uma realidade no Norte de Minas foi escolhido devido o congresso mundial dos assistentes sociais, que acontecerá em agosto, em Salvador, e que debaterá o mesmo assunto.



A palestrante da noite inaugural, a coordenadora do Departamento de Direitos da Mulher, da Prefeitura de Belo Horizonte, Marica de Cássia Gomes, afirma que esses temas são vivenciados no dia-a-dia, mas não são debatidos pelas pessoas. São relações no âmbito familiar, escolar e intra-familiar. São temas que levam à reflexão. Momento de pensar e repensar a atuação das pessoas no cotidiano. Acredito que as pessoas que vêm à palestra, entram de um jeito em saem de outro. Serve de referência na prática diária. É um momento de reflexão e que significa: direitos, cidadania.



- Pensando na realidade das mulheres nos dias atuais, vimos como uma grande oportunidade para debater o tema, já que a busca pela concretização dos direitos no Brasil é uma luta constante. A mulher é hoje um dos segmentos da sociedade mais vulneráveis e sem direitos - acredita André.



ASSISTENTE SOCIAL



- O assistente social é muito importante porque consegue concretizar lutas e ‘desejos’ que a sociedade almeja perante os nossos políticos. E, felizmente, o assistente social consegue permear vários âmbitos profissionais, fazer com que haja uma maior vista ao social, à conquista de direitos e à cidadania - relata André sobre a importância do assistente social na sociedade.



PROGRAMAÇÃO DE HOJE



Na noite desta sexta-feira, o professor e historiador Laurindo Mekie Pereira, fará palestra às 07h30, no auditório da Escola Técnica. A palestra focará a realidade do Norte de Minas e como se processa a luta por direitos e a concretização destes.



Às 19h30, também no auditório da Escola Técnica, a professora da PUC-BH Maria Cristina comentará sobre as perspectivas do profissional de Serviço Social e como ele vai agir para que direitos deste profissional sejam concretizados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por