A Associação de Promoção e Ação Social (Apas), através do projeto Esporte, Convívio e Arte (ECA), apresentou quinta-feira, 26, no Centro Cultural, o primeiro espetáculo criado a partir da obra literária de Monteiro Lobato, feito pelos alunos do Centro de Convívio da AABB.
Ao todo, são 11 Centros em bairros diferentes para atender crianças e adolescentes com idades entre sete e 17 anos e 11 meses, que somam um total de 3 mil alunos.
Cada equipe fará apresentação da obra transformada em texto dramático. Portanto, serão 11 espetáculos diferentes para uma platéia de crianças convidadas, que são levadas pela escola onde estudam.
Desta vez, foram os alunos das escolas Dom João Pimenta e Carlos Versiane que aplaudiram os 40 integrantes da oficina de teatro que apresentou “O segredo da criação. Sob o tema “Convivência”. As apresentações são patrocinadas pela Petrobras e têm o apoio da prefeitura de Montes Claros.
A Apas sempre desenvolveu trabalhos com música. São 22 grupos instrumentais formados por adolescentes e crianças carentes. Desta vez, aborda a literatura, fazendo uma releitura de obras importantes.
No segundo semestre, as oficinas farão apresentações que abordarão o centenário Godofredo Guedes.
Vale lembrar que, mesmo sendo espetáculos montados e apresentados por alunos, contam com uma equipe que inclui coreógrafo, professor de música, figurinista e técnico de som, além de outros profissionais que fazem com que o trabalho artístico tenha um bom resultado. (Da Ascom/Apas)
