Turma de jornalismo da Funorte bate papo com humorista Cláudio Manoel nesta quinta-feira

Leonardo Queiroz
O NORTE
10/09/2020 às 00:11.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:30
 (REDE GLOBO/DIVULGAção)

(REDE GLOBO/DIVULGAção)

O curso de jornalismo da Funorte, em parceria com cineastas consagrados, promove ao longo desse semestre diversas rodas de conversa transmitidas pelo YouTube e propostas pela disciplina Cinema: Produção e Linguagem.

A primeira live será nesta quinta-feira e o convidado é ninguém menos que Claudio Manoel dos Santos, consagrado humorista brasileiro, membro do grupo Casseta e Planeta e mais reconhecido pelo público após dar vida aos personagens Massaranduba e Seu Creysson, do programa exibido pela TV Globo por 18 anos, até 2011. 

Na roda de conversa, o debate será concentrado em torno da obra cinematográfica “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, primeiro documentário de Claudio Manoel como diretor de cinema.

O coordenador do curso de jornalismo Elpidio Rocha será um dos debatedores na live e afirma que o objetivo do evento é promover uma discussão abrangente sobre o cinema brasileiro. 

“Focaremos as particularidades de produção e exibição dos filmes nacionais, especialmente os documentários – gênero cinematográfico e jornalístico que oferece um recorte do real a partir da abordagem de fatos e personagens da história, da cultura e do cotidiano numa narrativa fílmica”, adianta. 

O professor disse ainda ver com muito entusiasmo a oportunidade de colocar os estudantes em contato com as diversas formas de linguagem que o jornalismo oferece.

Ao falar do filme escolhido para o debate, Elpidio é categórico: “O documentário Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei, destaca-se pelo resgate do cantor abordando fatos históricos e discutindo o cancelamento que ele sofreu após as denúncias de colaboração com o regime militar. É extremamente importante porque mostra o erro dos julgamentos superficiais, preconceituosos e maniqueístas”.
 
INTEGRAÇÃO
A atriz e aluna do 6° período de jornalismo Funorte Isabel Lôpo também será uma das debatedoras na live e tem se empenhado como colaboradora nesse novo projeto pelo contato com cineastas e artistas. Ela ressalta a importância da integração entre jornalismo e cinema.

“Ambos são importantes para reforçar o campo cultural desde a cobertura das produções cinematográficas até o desenvolvimento de uma linguagem audiovisual que incorpora elementos dos dois campos de atuação. É uma parceria que traz muitos benefícios para a formação crítica do jornalista, do cineasta, da equipe técnica e também dos atores”, pondera a aluna.

“No momento não estamos podendo gravar presencialmente devido à pandemia e essa foi uma forma de aumentar o conhecimento e manter o contato com os colegas e com o mundo”, explica.

A roda de conversa virtual começa nesta quinta-feira, às 19:30, e será transmitida pelo canal da Funorte no Youtube (youtube.com/funorteoficial). A programação é aberta ao público em geral, que poderá fazer perguntas ao entrevistado.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por