Termina dia 31 prazo de inscrições ao Psiu Poético

Jornal O Norte
23/08/2005 às 16:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

 

Na abertura do XIX Salão nacional de poesias Psiu poético, quando será comemorado o dia municipal da poesia, em 04 de outubro, às 20 horas, o mineiro Thelmo Lins estará apresentando, pela primeira vez em Montes Claros, o show Thelmo canta Drummond, um trabalho que compila as versões dos poemas do poeta maior musicadas por Milton Nascimento, Tavinho Moura, Sueli Costa, Joyce, Belchior, Sérgio Santos e Francis Hime, entre outros, além de versões do próprio Thelmo. O espetáculo contará com a participação do pianista montes-clarense Danilo Abreu.




Além das produções contemporâneas de centenas de escritores, como poesias, artes visuais, CDs, peças teatrais e recitais, a programação do Psiu poético Cabecidades – Poesias & Invenções, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de outubro, vai abrir espaço para o resgate da história da cultura nacional. As obras de Carlos Drummond de Andrade, musicadas por grandes nomes da música brasileira, e a versatilidade de Torquato Neto, traduzida em sua primeira biografia, estarão entre as atrações nos primeiros dias do evento, cujas atividades serão concentradas no Centro Cultural Hermes de Paula e no campus universitário professor Darcy Ribeiro, da Unimontes, uma das parceiras na produção do evento.

 




O paranaense Toninho Vaz lançará livro sobre Torquato Neto






VÁRIAS APRESENTAÇÕES






O CD Thelmo Lins canta Drummond foi produzido em 2003, mas no ano anterior estava nos palcos, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta. De lá para cá foi apresentado nas principais cidades do estado e do país, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo. Para este ano, o trabalho atende o Projeto da Arte e da Cultura, com incentivo de lei estadual e com a proposta de visitar o interior de Minas, a capital federal e as maiores cidades do Sul do país.




Também no primeiro dia do evento, o público vai acompanhar as performances do escritor português Fernando Aguiar, que chega ao Brasil para sua primeira participação no Psiu. Autor de 18 livros e com mais de 30 participações em eventos internacionais na Ásia, Europa e Américas.




PRA MIM CHEGA




O jornalista e escritor paranaense Toninho Vaz chega a Montes Claros para participar pela primeira vez do salão Psiu poético. No dia 07, às 20 horas, estará lançando a obra Pra mim chega – Biografia de Torquato Neto, que conta a curta vida de um dos grandes precursores do movimento tropicalista brasileiro. O piauisense Torquato Neto, morto aos 28 anos, assinou mais de 30 letras de músicas, em parceria com o Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo e Jards Macalé, sendo um dos grandes nomes da música brasileira dos anos 60 e 70.




O trabalho Pra mim chega é assinalado pela editora Casa Amarela e foi lançado nacionalmente no primeiro semestre de 2005. Torquato Neto foi ainda cineasta e ator, tendo produzido e protagonizado filmes na década de 70. Assinou, também, a coluna Geléia geral, do jornal Última Hora.




O XIX Salão Psiu poético é um dos maiores eventos do gênero em todo o país, contando com a participação de escritores de todos os estados e do exterior. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31, na biblioteca pública municipal Antônio Teixeira de Carvalho, no prédio do Centro Cultural.




A programação oficial será anunciada após o período de inscrições, sendo que algumas atividades estão pré-determinadas como a Poesia no campus, passeatas e visitas às escolas públicas da cidade como incentivo à leitura.





Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por