Os professores do Colégio Indyu, Cristiano Nogueira (Biologia), Wyara Monteiro (Sociologia), Marcone Edson (Inglês) selecionaram algumas questões para testarem o conhecimento dos inscritos para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. São 13 questões sobre temas que podem cair nas provas. As primeiras questões estão nesta edição. Na próxima edição seguem as últimas questões e o gabarito.


QUESTÃO 1) Os problemas ambientais mobilizam muitos cientistas e ativistas ao redor do mundo. Atuando em áreas distintas, eles buscam soluções a curto e médio prazos para evitar um colapso completo do meio ambiente. Fazendo uma análise no sentido sociológico da charge abaixo, podemos concluir como verdadeiro:




a) Sociedades com alto padrão de qualidade e acesso irrestrito a tecnologia estão a salvo das consequências advindas dos problemas ambientais.
b) A resolução dos problemas ambientais requer não somente políticas públicas e ações globais, mas uma mudança de comportamento dos indivíduos.
c) Os problemas ambientais não forçarão a mudança de comportamento dos indivíduos ou a forma de organização das sociedades ao redor do mundo.
d) As práticas capitalistas não ameaçam tanto o meio ambiente e as relações sociais.
e) A industrialização e urbanização intensas não são causas dos problemas ambientais.



QUESTÃO 2) Apesar de todas as mudanças sociais, culturais, econômicas, políticas, dos meios de comunicação e de valores ocorridas no século XX, a discriminação da mulher é ainda um fato comum na sociedade atual.

Considere as seguintes afirmações sobre o papel da mulher na sociedade brasileira.
I. Getúlio Vargas, em 1934, promulgou uma Constituição que dava às mulheres o direito de voto e o direito de serem votadas.
II. A participação feminina na população economicamente ativa, a partir da década de 60, teve um aumento significativo, devido à necessidade de as mulheres trabalharem fora de casa para ajudar no orçamento familiar.
III. As mulheres organizaram várias ONGs feministas, na década de 80, para terem participação na vida social e política nacional, e nessa década foi criado o Conselho Nacional da Condição Feminina, ligado ao Ministério da Justiça.
Das afirmações acima:

a) Apenas I está correta.     
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas II e III estão corretas.     
e) I, II e III estão corretas.



QUESTÃO 3) As novas tecnologias da informação e comunicação tornaram-se uma realidade nas relações sociais contemporâneas e contribuem para a maior integração das pessoas neste início do século XXI. Sobre as alterações nas práticas culturais decorrentes dessas novas tecnologias informacionais, é correto afirmar:

a) As pessoas deixaram de contatar as redes sociais já consolidadas e as substituíram por encontros presenciais realizados por meio da rede mundial de computadores.
b) As dinâmicas das culturas vinculadas à virtualidade dos meios de comunicação consolidam a cultura popular em detrimento da cultura de massa e da indústria cultural.
c) A violência urbana impede que sejam ampliadas as redes e grupos sociais tradicionalmente vinculados ao capitalismo, o que intensifica o uso convencional dos serviços dos correios.
d) A educação e a religião estão apartadas do processo de utilização de mídias eletrônicas, e isso causou o afastamento das pessoas das lutas por causas sociais mais amplas.
e) As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais.



QUESTÃO 04) A produção de soro antiofídico e feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, e introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, afim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.

A plasmaferese é importante, pois se o animal apresentar uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar:

A) febre alta e constante.
B) redução de imunidade.
C) aumento da pressão arterial.
D) quadro de leucemia profunda.
E) problemas no transporte de oxigênio



QUESTÃO 05) A maior parte dos mamíferos – especialmente os grandes – não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha. (WONG, K. Os mamíferos que conquistaram os oceanos. In: Scientific American Brasil. Edição Especial Nº 5: Dinossauros e Outros Monstros. (Adaptado).)

A grande quantidade de sal na água do mar:

(A) torna impossível a vida de animais vertebrados nos oceanos.
(B) faz com que a diversidade biológica no ambiente marinho seja muito reduzida.
(C) faz com que apenas os mamíferos adaptados à ingestão direta de água salgada possam viver nos oceanos.
(D) faz com que seja inapropriado seu consumo direto como fonte de água doce por mamíferos marinhos, por exemplo, as baleias.
(E) exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicos ou comportamentais que lhes permitam obter água doce.



QUESTÃO 06) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismo e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:

(A) lei do uso e desuso.
(B) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.
(C) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.
(D) futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.
(E) seleção de adaptações em função do meio ambientes em que vivem



QUESTÃO 7) Na música de Rod Stuart “I am sailing” que tempo verbal está sendo expressado?
    
      a) Presente simples
      b) Voz passiva
      c)  Voz ativa
      d)  Presente contínuo simples



QUESTÃO 8) Na música de Ray Charles “The world is wonderfull” na sentença em que ele diz: “I see blue skies”.
 A sentença quer expressar:

a) que ele ver o mundo como se tudo estivesse azul e  a cor azul significa triste.
b) Ele ver o mundo com os céus azuis.
c) para ele o mundo está cheio de céus azuis e a vida é colorida.
d) ele percebe que a vida nesse mundo tem que ter céus azuis.



QUESTÃO 9)  Na Bíblia, no Evangelho de São João Capítulo 3:16 diz: “For god so loved the World that he gave his only and begotten son for whoever believes in him shall not die but have eternal life”.
Este pequeno trecho bíblico quer dizer:
a) Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.
b) Ele  expressa que  Deus não quer sacrifício de mãos humanas.
c) Que o amor representa o maior mandamento de Deus para toda a humanidade.
d) Que sem amor é impossível o homem agradar a Deus.