Projeto "Agora é hora" vai trabalhar redução da violência em nove centros de convívio

Jornal O Norte
01/08/2005 às 15:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

Começa na próxima quarta-feira, 03 de agosto, o projeto Arte convívioAgora é hora, uma iniciativa da secretaria municipal de Cultura, através da Apas - Associação de promoção e ação social, em parceria com a pró-reitora de Extensão da Unimontes que, além de coordenar parte do projeto, participa indicando alunos dos cursos de Arte como monitores. As coordenadoras pela Unimontes são as professoras Miriam Walderez, Edna Veloso e Clarice Sarmento.

O projeto Agora é hora é o resultado da caravana cultural que percorreu várias regiões da cidade durante os primeiros meses deste ano. A intenção era levantar as necessidades de cada bairro e qual o interesse dos alunos. São cerca de duas mil crianças e adolescentes envolvidas, recebendo aulas de música, artes plásticas e cênicas, através de oficinas.

O projeto acontecerá em nove centros de convívio: Curumim, na Vila Anália, Diu Colares, na Vila Exposição, Domingos Lopes da Silva, na Vila Oliveira, Ciame, no Santos Reis, Luizinha Lopes Soares, na Vila Atlântida, Menor, do Renascença, Professor Raimundo Neto, no Chiquinho Guimarães, Programa AABB Comunidade, no Planalto, e Centro de convívio Eloin Lopes de Souza, no Village do Lago.

Para a empregada doméstica Letícia Maria Lima, que tem dois filhos que estudam no Ciame, no Bairro Santos Reis, o projeto trará maior convívio entre os moradores, crianças e famílias.

- As crianças vão aprender música, artes e outras coisas, e isso é importante para a aprendizagem. O que elas vão aprender pode ser usado no futuro - diz.

Lucas Yury Pimenta estuda no Centro de convívio Curumim e gostou de saber que o projeto estará sendo desenvolvido no local:

- Eu gostei muito, pois vou aprender um tanto de coisa, como a música e desenhos, e estando com o tempo ocupado, não vamos pensar em fazer coisas erradas. Meus colegas também gostaram da notícia. Minha mãe disse que tenho que aprender tudo que o projeto for me ensinar, pois vou usar o ensino depois.

A coordenação geral do projeto é do arte-educador Joaquim Carlos de Paula. O Agora é hora vai funcionar em sistema de contra-turno, ou seja, quem não estiver em sala de aula estará freqüentando as oficinas, mas dentro dos centros de convívio.

Para o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, um dos grandes problemas dos jovens de periferia é o contato diário com a violência, e o projeto tem como principal objetivo trabalhar para que essa violência seja diminuída. Ou seja, a idéia é envolver jovens e adolescentes com projetos de arte, facilitando a participação social.

- Esta é uma ação direta que, além de dar perspectivas para esses jovens, estará também trabalhando a auto-estima e dando visibilidade, a partir do momento em que seus trabalhos artísticos estarão sendo reconhecidos pela sociedade - diz João Rodrigues.

Segundo o secretário de Cultura, é muito importante também essa parceria com a Unimontes, porque a universidade vai dialogar com essas comunidades, com os jovens, seus familiares e a vizinhança.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por