Profissionais garantem: descansar é importante para o estudo

Jornal O Norte
21/07/2005 às 17:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

As férias chegam e os estudantes que vão prestar vestibular neste ano começam a ter dúvidas de como aproveitar esse período. Será que vale a pena manter o ritmo de estudos ou o melhor é descansar e concentrar todo o esforço no segundo semestre? Alguns estudantes, apesar de serem vestibulandos, não se comportam como tal.

- O que mais acontece no ano do vestibular é que a pessoa coloca na cabeça que vai se dedicar ao máximo nos estudos, mas quando termina o primeiro semestre já está de saco cheio e não quer mais estudar - disse o estudante Marconne Teixeira Torres, 19 anos.

Existem algumas épocas críticas na vida de um vestibulando, e o fim do primeiro semestre é uma delas. Nessa época, quando as coisas ficam difíceis, começam as revoltas. A maioria dos jovens acha um absurdo ter que escolher tão cedo a carreira que irá seguir pelo resto da vida. Talvez seja mesmo, mas não adianta se revoltar, nem desistir de tudo, pois as coisas não vão mudar por causa da sua rebeldia.

- Você pode chorar, parar de estudar, deixar tudo para trás, mas todos os anos milhares de jovens da sua idade estarão passando pelos processos de seleção no Brasil afora e entrando nas universidades. E o que você ganha com isso? Nada. Ao contrário, você apenas perde tempo - conclui o estudante.

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Os especialistas da área afirmam que este é o momento de planejar os estudos e, principalmente, de descansar. Os estudantes não devem se preocupar com o vestibular durante as férias. A psicóloga Marília de Aquino Terra acredita que o ideal é relaxar e só pensar no vestibular na volta às aulas. Ela explica que os estudantes que descansam voltam aos estudos com maior disposição e apresentam melhor rendimento. A psicóloga também garante que a parada não prejudica o ritmo de estudos.

- Os alunos que têm a aprovação como objetivo não vão perder o ritmo por causa de alguns dias de descanso. É preciso parar para começar o segundo semestre renovado.

A psicóloga reconhece que, às vezes, alguns vestibulandos têm dificuldade de se desligar dos estudos, mesmo durante as férias. A primeira medida é perceber o problema e tentar relaxar. Marília afirma ainda que, em alguns casos, o melhor é se divertir e descansar sem necessariamente viajar.

- Só vale a pena sair da cidade se a viagem durar 15 dias ou mais. Só o fato de se preparar para viajar e voltar pode ser muito cansativo - esclarece.

CURSINHO

O diretor de cursinho, Clementino Neto concorda que as férias devem ser reservadas para o lazer e a prática de esportes. Ele lembra que o próximo semestre será longo.

- É por isso que os estudantes devem aproveitar as férias. Até porque os alunos se esforçaram bastante durante o primeiro semestre e, provavelmente, estão cansados. O jeito é renovar as energias para mais uma etapa de estudos.

Os alunos devem também aproveitar as férias para planejar como pretendem estudar. Os vestibulandos devem definir antes do início do segundo semestre se vão estudar sozinhos ou se farão um curso preparatório.

- Eles ainda precisam decidir se farão um cursinho completo ou de matérias especificas, por exemplo - aconselha o diretor.

Para a estudante Rozely Oliveira, 18 anos, que tenta uma vaga para o curso de enfermagem, no período das férias deve-se reservar tempo para cada coisa; tempo para estudar, tempo para se divertir, tempo para trabalhar. Se as pessoas sabem organizar o seu tempo dá pra fazer tudo que tem vontade e muito mais, basta se esforçar - diz a estudante. 

DESLIGAMENTO DEVE SER TOTAL

Outro cuidado importante é não utilizar o tempo de lazer para estudar indiretamente. Ou seja, o diretor acredita que os alunos devem evitar filmes ou outras atividades que abordem assuntos cobrados no vestibular.

- Os estudantes devem voltar descansados para as aulas. O aspecto psicológico é muito importante - afirma.

Apesar das recomendações, é difícil parar de pensar no vestibular. O estudante do terceiro ano, Itamar Barbosa Neto resolveu descansar nessas férias. Mas pretende voltar a estudar alguns dias antes do início das aulas. Itamar acredita que isso o ajudará a retomar o ritmo. O estudante fez o vestibular recentemente como experiência e deve passar por outro processo de seleção no início de 2005. Ele quer ser aprovado para o curso de Medicina e já pensa em um planejamento de estudos.

- Quero me esforçar mais no segundo semestre. Vou me dedicar especialmente ao estudo de idiomas porque não tenho muita facilidade nessa área.

Outros vestibulandos, no entanto, não querem saber de preocupação durante as férias. O estudante do terceiro ano, Luís Felipe Lopes reservou esse período para viajar e se divertir. Ele passou uma semana com os avós em Belo Horizonte. Agora, Luís Felipe aproveita o restante das férias em frente ao videogame. Ele afirma que estudará mais no segundo semestre e até pensa em fazer um cursinho. O objetivo é garantir uma vaga no curso de Administração. - Pretendo fazer um curso renomado. Por isso só vou prestar vestibular para instituições como a universidade de São Paulo, UFMG e a UNB - conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por