Profissionais buscam na docência lugar no mercado de trabalho

Jornal O Norte
18/10/2005 às 11:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Jerúsia Arruda


Repórter

Todos os sábados e domingos jornalistas, médicos, engenheiros, advogados, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e muitos outros profissionais de diferentes áreas de formação circulam pelos corredores da Funorte – Faculdades unidas do Norte de Minas, no campus São Luis, para exercer a mais criticada e mais amada das profissões: a docência.

Buscando uma forma alternativa ou conjugada de inserção no mercado de trabalho, esses profissionais são alunos do curso de pós-graduação latu sensu de Docência do Ensino Superior, ênfase em Gestão Escolar, que exercem ou pretendem exercer a atividade de docência, orientação, coordenação, direção ou outro tipo de gestão educacional voltada para o nível universitário de graduação e pós-graduação.

APRENDENDO A ENSINAR

A vivência com a prática docente, ao ocorrer de maneira informal, sem a devida apropriação de métodos didáticos-pedagógicos específicos pode revelar-se difícil e problemática. Além do receio de avaliações negativas, tanto por parte da instituição como do corpo discente há, ainda, a insatisfação em relação à própria prática pedagógica e a insegurança quanto a melhor abordagem com uma determinada turma.

Essas dificuldades e desafios, no entanto, abrem espaço para que, cada vez mais, os profissionais que se propõem exercer com competência o seu papel no ensino, entendam que a docência exige a aquisição de noções específicas, que vão além do domínio de um determinado conteúdo e o do respectivo saber fazer. Saber um determinado conteúdo não é sinônimo de saber ensinar esse mesmo conteúdo.

Segundo Sheyla Nogueira de Castro Almeida, graduada em História, pós-graduada em Psicopedagogia e professora do curso de Docência, a apreensão da didática é fundamental na formação do professor, pois ensina a ensinar. Sheyla é autora do livro Viva a matemática, 4º lugar pela FAE - Faculdade de Educação, adotado pela rede municipal, algumas escolas particulares e pelas primeiras séries da rede estadual.

- Para mim que vivencio com o magistério das primeiras séries à pós-graduação, é fácil perceber o diferencial de um professor que tem formação pedagógica dos que não têm. Os professores que conhecem a didática têm uma melhor atuação e atendem melhor às necessidades do aluno.

Para o jornalista e professor do curso de Jornalismo da Funorte, Elpídio Rocha, o profissional que tem experiência prática, mas não tem noções de didática, não sabe como se posicionar dentro da sala de aula, como interagir com os alunos, como se posicionar, como conquistar, como se comunicar e se fazer entender. Aluno do curso de Docência, ele diz que apesar de estar apenas no segundo módulo, já sente os benefícios das lições na prática.

NO RITMO DAS MUDANÇAS

As mudanças tecnológicas e comportamentais ocorrem a velocidades cada vez maiores e as escolas, de uma forma geral, têm tentado alcançar esse ritmo, na expectativa de melhorar o desempenho do aluno e do professor no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, vêm buscando profissionais qualificados que tenham envolvimento mais competente, dinâmico, e criativo, que sejam capazes de dialogar com a tradição e as inovações. E para esses profissionais oriundos de outras áreas de atuação, acostumados com as exigências de sua profissão, o trabalho na sala de aula torna-se um desafio ainda maior, pois além do domínio das técnicas e conhecimentos específicos de sua graduação, é preciso fazer valer o processo de ensino-aprendizagem.

ACEITANDO O DESAFIO

Pensando nisso, a Funorte vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa cuja idéia central é oferecer oportunidades e espaços que assegurem o aprimoramento do saber docente em todas as suas dimensões, respeitando sua especificidade e pluralidade, ajudando o professor a iniciar-se ou consolidar-se nessa escolha profissional.

Boa parte dos alunos que circulam nos finais de semana pelos corredores do campus São Luis é formada por professores da rede Soebras e, para que possam cumprir às exigências propostas pela rede que, entre outras, é de oferecer educação de qualidade, estão buscando um aperfeiçoamento pedagógico, ou seja, aprendendo a arte de ensinar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por