Proerd está de volta ao Colégio Ímpar, agora com encontros virtuais

Projeto da PM de orientação a crianças e adolescentes acontecerá em plataforma on-line para alunos do 5º ano do ensino fundamental

Márcia Vieira
O NORTE
09/09/2020 às 00:30.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:29
 (Fotos Divulgação)

(Fotos Divulgação)

Um aliado da família e da escola na formação e acompanhamento das crianças está de volta no Colégio Ímpar, agora de forma virtual. A parceria da instituição de ensino com a Polícia Militar, para oferta do Programa Escolar de Erradicação das Drogas (Proerd), continua firme, mesmo em tempos de pandemia. As orientações tão importantes para crianças e adolescentes migram agora para a plataforma on-line Google Meet. 

O Ímpar, da Rede Soebras, conta com a parceria da PM neste projeto há nove anos. De acordo com a diretora da escola, Fernanda Fernandes, a proposta é trabalhar o programa nos meses de setembro, outubro e novembro, desta vez contemplando os alunos do quinto ano do ensino fundamental.

“Entramos com essa nova proposta, que vai ser desenvolvida no horário de aulas dos alunos por meio do Meet. A média é de 25 alunos. Estamos com 22 nesta turma. O trabalho é direcionado junto com a professora, a parceria é contínua, já com programação para 2021”, diz Fernanda, que acompanhou o resultado do trabalho na própria casa, depois que os três filhos foram alunos do Proerd.

“Como mãe, vejo que o programa é um aliado da família e fez a diferença na formação dos meus filhos. Embora seja voltado para a prevenção contra as drogas, faz o aluno pensar e ter a percepção de que ele é responsável pela tomada de decisões mais seguras. É uma sementinha plantada para essa formação integral como ser humano, com a participação da família. E como educadora, vi que os alunos aguardavam ansiosos pelas aulas porque são dinâmicas e interativas”, afirma.

METODOLOGIA
O Proerd tem origem em um modelo similar que nasceu na Califórnia, chegou ao Brasil em 1983 e, em Minas Gerais, em 1998. Desde 2003, Montes Claros conta com o Proerd e, em 2005, ele foi adotado em todos os estados da Federação.

“Na filosofia anterior do Proerd, a gente falava das drogas. Mas, desde 2009, neste novo currículo ‘Caindo na Real’, a gente trabalha o estímulo, a capacitação destes jovens a recusar a oferta da droga e qualquer situação do dia a dia que vai colocar em risco a vida e o corpo deles. Trabalhamos não a questão da droga em si, mas o risco, as opções, as consequências. É uma metodologia excelente que envolve o aluno”, explica o cabo Alan Mendes, responsável pelas aulas na instituição, que ele destaca como grande aliada no desenvolvimento do programa.

“A filosofia de trabalho do Ímpar é bem parecida com a do Proerd, que é trabalhar a família e escola juntos, com a parceria da polícia. Os resultados são empíricos e, na escola, a gente consegue perceber os resultados. O programa estimula o aluno a chegar em casa e contar para a família o que ele está aprendendo”, diz o militar.


SERVIÇO
Colégio Ímpar
Matrícula e informações: Rua Euzébio Alves Sarmento, 488, Jardim São Luiz
(38) 2101-9461

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por