A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem oferecido várias estratégias gratuitas para auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo portal Questões Enem (questoesenem.ebc.com.br), estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 até 2018. O site permite a resolução das questões on-line, com o recebimento do gabarito de forma instantânea.
Além disso, a EBC lançou uma série no YouTube em que professores respondem aos questionamentos dos estudantes. A série começou em 12 de abril e seguirá até a semana que antecede a prova do Enem. Para ter acesso aos vídeos com resposta, basta se inscrever no canal youtube.com/ebcnarede.

MEC prorroga data limite para estudante finalizar contrato do Fies
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 10 de maio o prazo para que os candidatos pré-selecionados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) consigam fechar os contratos das vagas que ficaram em espera. Inicialmente, o prazo terminaria no último dia 10 de abril, mas desde o início deste mês, estudantes e instituições de ensino têm enfrentado problemas no site do programa para conseguir finalizar os contratos com os bancos e, por isso, a data foi prorrogada primeiro para 1º de maio, e agora para sexta-feira da semana que vem. A participação é automática, ou seja, o candidato que não havia sido selecionado anteriormente não precisa fazer uma nova inscrição. Questionado, o MEC não informou quantos contratos ainda dependem de finalização em Minas.

Editora UFMG abre inscrições para publicação de livros científicos
A Editora UFMG iniciou processo de seleção de livros de divulgação científica voltados para o público infantojuvenil para fazerem parte do selo “Estraladabão”. As inscrições são para dois tipos de obras. Uma é voltada apenas para professores do ensino superior, em que o autor deve apresentar uma questão, à sua escolha, com textos de especialistas sobre o tema. Já para a segunda modalidade, que envolve obras avulsas, o candidato não precisa ser professor. A linguagem da publicação pode ser informativa ou de ficção, mas deve ter proposta de divulgação científica. Nas duas modalidades, os autores podem indicar um ilustrador e o formato dos livros será definido em conjunto com um editor. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro, na editora, que fica no campus Pampulha da UFMG.