Pós-graduação em Urgência e Emergência da Funorte começa dia 29

Márcia Vieira
O NORTE
26/08/2020 às 00:31.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:23
 (Funorte/Divulgação)

(Funorte/Divulgação)

Estar qualificado para o mercado de trabalho, especialmente em tempos de pandemia, é fundamental para que o profissional consiga seu espaço e mostre o que tem de diferencial. E na área da Saúde isso é ainda mais importante. Integrantes da linha de frente no combate à Covid, enfermeiros são mão de obra demandada e que tem ganhado destaque. Para ajudar na formação e qualificação desses profissionais, a Funorte inicia, no próximo dia 29, uma pós-graduação em Urgência e Emergência.

“Tentamos contemplar todas as necessidades e situações com as quais os enfermeiros possam se deparar. Para isso, dividimos a pós em 18 módulos e cada um deles faz referência a uma situação de urgência ou emergência comum no ambiente deste profissional”, explica Richard Renan Soares Barbosa, enfermeiro, professor da Funorte e um dos coordenadores da pós-graduação.

O conteúdo traz abordagens no ambiente pré-hospitalar, que é o atendimento em ruas, ambientes críticos, cenas de acidentes e no intra-hospitalar, que corresponde ao atendimento em CTIs, clínicas, pronto-socorro, bloco cirúrgico e situações diversas que incluem emergências obstétricas, metabólicas, cardiológicas, traumáticas, geriátricas, psiquiátricas, intoxicação endógena e exógena, acidentes com animais peçonhentos. As emergências respiratórias aparecem também como um dos pontos centrais, considerando que a Covid-19 exigiu um preparo maior destes profissionais.

“A pandemia merece a devida atenção e tem importância dentro de cada um dos módulos. A gente trabalha com abordagem ao paciente com suspeita de Covid, conduta em relação a este paciente, recomendações, tentativa de evitar a contaminação e uso adequado de EPIs. É uma pós-graduação muito completa com abordagens específicas que vão ajudar muito na formação do enfermeiro.
 
MERCADO
“A pós-graduação da Funorte contribuiu e muito na minha vida profissional, garantindo uma abordagem humanizada com capacidade para o planejamento e assistência ao atendimento de urgência e emergência do paciente crítico, por ser também uma capacitação composta de docentes qualificados”, declarou Simone Ferreira Lima, enfermeira do CTI neonatal do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro e uma das profissionais que passou pela qualificação.

Para Richard Renan, o mercado está aberto ao profissional que se diferencia e a pós-graduação é um dos caminhos. “A contratação de enfermeiros já com especialização tem aumentado sensivelmente. Eles são mais rapidamente absorvidos pelo mercado e a pós-graduação é um divisor de águas. Espera-se deste profissional um olhar diferenciado, que ele seja uma pessoa que vai conseguir adotar as melhores condutas para atender a necessidade das vítimas”, ressalta Richard, que divide com a professora Maria Esméria Neta a coordenação da pós-graduação.
 
DINÂMICA
As aulas acontecem nas sextas e sábados, a cada 15 dias. As práticas vão acontecer nos laboratórios de simulação da Funorte em grupos de 5 ou 6 alunos por período. Todos deverão estar paramentados com jaleco, máscara, touca, protetor facial e seguindo os protocolos de saúde para evitar contaminação. As aulas teóricas utilizam a ferramenta do Google.

“A Urgência e Emergência é uma área bastante complexa que requer do profissional da saúde um conhecimento específico e abrangente. A nossa equipe é de profissionais de renome, que atendem a situação em todo o Norte de Minas e dá condições de preparar bem o enfermeiro”, finaliza a coordenadora Esméria.

Pós-Graduação em Urgência e Emergência Funorte/Fasi
Início: 29 de agosto de 2020
Inscrições e informações: (38) 2101-9488/98424-0608

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por