Obra-prima do cinema francês no Cinema Comentado

Jornal O Norte
16/09/2005 às 09:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

O projeto da Prefeitura de Montes Claros Cinema Comentado, realizado através da Secretaria Municipal de Cultura, exibe neste sábado, dia 17, o filme considerado o marco da nouvelle vague francesa, que é Acossado, de Jean-Luc Godard.

O filme recebeu vários prêmios e é considerado por muitos críticos como o maior momento do cinema de Godard. A sessão acontece a partir das 18h na sala Geraldo Freire ao lado da Câmara Municipal, e logo após a exibição tem bate-papo coordenado pelo jornalista e professor de Cinema, Elpídio Rocha. A entrada é franca.

Após roubar um carro, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial. Em Paris convence a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, a escondê-lo. Ele fica no apartamento de Patricia, onde conversam e namoram: ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida. Michel perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua aventura.

Primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard, Acossado é um espirituoso e romântico filme de perseguição. O filme é leve, brincalhão e com toques de improvisação; os personagens (que são atordoados e desajeitados e não estão nem aí para nada) não são apenas familiares de uma maneira reveladora e excitante, eles são também terrivelmente atraentes. Godard incorpora elementos desarmoniosos - ironia, palhaçada e derrota - e busca elementos psicológicos de diversos filmes para o seu próprio produto.  Ao manter a história simples, o diretor pôde fazer o que mais gosta: liberar o filme das convenções herdadas e empregar uma colagem de técnicas inovadoras - os chamados jump cuts (ângulos de câmera fora do comum) e edição elíptica. Em uma cena, Godard senta-se em uma cadeira de rodas e, com a câmera no colo, filma ao longo da rua, seguindo os atores e forçando os espectadores a perceber o que é familiar de uma maneira inovadora. Produz-se, dessa maneira, um imediatismo que deu ao filme "um senso de viver no momento". Jean-Luc Godard tornou-se um "deus" entre a juventude e o filme é a grande conquista cinematográfica da Nouvelle Vague. O estilo do filme tem um profundo efeito na história do cinema, abrindo o caminho "para um cinema mais livre e pessoal".

Também demonstrou aos cineastas o que os novelistas sempre souberam: que a maneira em que a história é contada pode ser mais importante do que a própria história. Acossado tem hoje um status de cult-movie.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por