Novo olhar da psicologia: Workshop Conexão debate os desafios dessa e de outras profissões

Leonardo Queiroz
O NORTE
18/09/2020 às 00:54.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:34
 (ARTE HD)

(ARTE HD)

Há muitos enfrentamentos no cenário de todas as profissões. Houve retrocessos e perdas em alguns campos e isso traz um impacto para a saúde mental de todos os trabalhadores. Essa é a avaliação feita pela psicóloga Lourdes Machado, que palestrou no segundo dia do Workshop Conexão, realizado pelas Faculdades Funorte/Fasi.

Lourdes foi uma das dezenas de profissionais que apresentam perspectivas para os profissionais de cada graduação nas programação específica do evento.

“Temos alguns enfrentamentos no cenário de todas as profissões. Tivemos alguns retrocessos e perdas no campo dos direitos humanos e no campo do trabalho com as reformas da Previdência e Trabalhista, trazendo um impacto para a saúde mental para todos nós enquanto trabalhadores”, explica a psicóloga, que também é presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas e membro da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde.

“Ao longo das décadas, a psicologia vem sendo convocada para defender as políticas públicas e segue reafirmando seu compromisso com a universalidade dessas políticas como resultado do processo democrático”, avalia Lourdes.

Ela lembra que os profissionais estiveram presentes na construção da reforma sanitária e psiquiátrica do Brasil. “Temos que pensar também na luta que vem pela frente, que é a jornada de 30 horas para os psicólogos. Essa conquista vai proporcionar uma melhor qualidade de vida e minimizar os problemas gerados pela natureza do trabalho. E muito mais do que um sinal e desenvolvimento social, é uma verdadeira necessidade para proteger e assegurar a saúde física e emocional desses profissionais também”, afirma.
 
DESAFIOS
Ainda no campo dos desafios da profissão, ela citou uma PEC discutida nacionalmente que tenta inviabilizar as entidades profissionais, tentando mudar a natureza jurídica dos conselhos. “Ficamos expostos a grupos que legitimam as desigualdades e discriminações. E sob a égide de um exercício profissional pretensamente científico, questionam e atacam direitos duramente conquistados”, explica.

Para Lourdes, 2020 vai ficar marcado na história por diversas dificuldades que acentuaram a necessidade de lutar pela ciência e igualdade. “Fica mais elucidado o importante papel que a psicologia precisa exercer frente a isso tudo. Temos aprendido muitas coisas com esse momento e, apesar de todo sofrimento, sairemos mais fortalecidos nessa nossa tarefa de entender o ser humano e de ter os direitos humanos como eixo transversal das nossas ações”, ressalta.

O Workshop Conexão termina hoje. Os interessados em participar das palestras específicas, que acontecem via Meet, podem se inscrever pelo http://funorte.edu.br/conexao.workshop.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por