O campus JK das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) ficou repleto de candidatos concorrendo a uma das 20 vagas no curso de Medicina da instituição de ensino no último domingo. Foram centenas de pessoas que realizaram as provas do vestibular do Instituo de Ciências da Saúde (ICS) para o segundo semestre de 2019.

A previsão é a de que o resultado do vestibular e a lista de espera sejam divulgados até o dia 24 de junho, mesma data de início das matrículas para os aprovados até o limite de vagas. A partir de 1º de julho serão chamados os aprovados em lista de espera.

A fundadora da instituição, considerada a maior do Norte de Minas, a ex-deputada federal Raquel Muniz, destacou o papel da Funorte na preparação e formação dos profissionais. “Nosso vestibular é super concorrido, pois é muito esperado por todos. Temos credibilidade dos cursos pré-vestibulares da cidade e dos alunos. Aqui os candidatos são acolhidos pelos acadêmicos de Medicina, fanfarra e por nossos colaboradores”, salienta.

O curso de Medicina da Funorte está fundamentado em uma metodologia ativa de aprendizagem, que possibilita e estimula a educação permanente em saúde.

Para a diretora acadêmica da instituição, Thalita Pimentel, a faculdade promove a democratização ao acesso no ensino superior. “Todos podem estudar na Funorte. Somos a única instituição de ensino que possui um hospital próprio, no qual os acadêmicos dos cursos de saúde são preparados até a formação. Todo processo do curso médico perpassa pela faculdade, enquanto academia, e pelos espaços de prática que fazem parte da matriz curricular do curso”, pondera.

O processo seletivo é dividido em duas etapas: na parte da manhã, os candidatos realizam a prova de múltipla escolha; à tarde, é feita a redação. “Essa divisão permite que eles tenham uma pausa para descanso, deixando-os mais tranquilos para realizar a segunda etapa”, ressalta Thalita.
 
REFERÊNCIA
O diretor do pré-vestibular Biomáximo, César Ursine, ressalta que a Funorte é referência na saúde. “Com isso, atrai pessoas de todos os lugares de Minas. Recebemos, diariamente, alunos que têm como objetivo ingressar na instituição. Preparamos os candidatos com os melhores professores da região para prestar o vestibular de Medicina Funorte. Todos os anos estamos presentes no vestibular da instituição, contribuindo com cerca de 25% dos aprovados”, assegura.

Candidato ao processo seletivo, Pedro Gomes, de 19 anos, revela o motivo de escolher a instituição. “Escolhi a Funorte porque é referência em educação na nossa região. A estrutura é excelente e um corpo docente capacitado”, afirma. Pedro conta que se preparou muito para fazer a prova. “Não achei muito difícil”, frisa o candidato.

Pela segunda vez, Ana Lívia Aguiar, de 20 anos, prestou o vestibular da instituição. “Escolhi a Funorte pela qualidade no ensino, acesso democratizado ao ensino superior e facilidade em planos estudantis, como Fies e Prouni. A prova exige muita concentração do vestibulando, por isso, desta vez, me preparei bastante”.