Mais prazo para o Novo Fies

Aditamentos de renovações de contratos seguem até 28 de dezembro

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/12/2018 às 06:37.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:00
 (LUCAS PRATES/HOJE EM DIA)

(LUCAS PRATES/HOJE EM DIA)

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado para 28 de dezembro de 2018. Até a noite de quinta-feira, cerca de 70% dos estudantes já haviam concluído ou iniciado o processo de aditamento. Os procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento.

O estudante que precisar alterar informações no contrato, como a troca de fiador, deve comparecer a uma agência da Caixa. Nesse caso específico, o aluno deverá comparecer com o novo fiador e apresentar os documentos comprobatórios.
 
NOVO FIES
O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
 
ACESSO
O acesso às faculdades privadas por meio do Fies está mais difícil, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Segundo a entidade, das 310 mil vagas oferecidas, apenas 80,3 mil foram preenchidas, o equivalente a 26% da meta.

Para o presidente da Abmes, Janguiê Diniz, o desempenho do Fies em 2018 foi um fracasso. “Foi o pior cenário desde que foi instituído. O programa, que devia ser social, transformou-se num programa financeiro e fiscal. Esta é a nossa maior crítica”.

Na modalidade em que o financiamento é oferecido pela instituição bancária, foram preenchidas 500 vagas de um total de 210 mil. Já no modelo de financiamento governamental, o aproveitamento foi de 82,1%.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) diz que é possível analisar apenas o Fies com financiamento pelo governo. “Considerando que o ciclo de contratações do Fies 2018 ainda não encerrou, o aproveitamento observado já é superior ao observado nos anos anteriores (62,6% em 2016 e 78,2% em 2017)”.
* Com Agência Brasil

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por