Mão de obra bem formada

Estágio e convênio permitem a aluno da Funorte custear estudo e aprimorar conhecimento

Da Redação
30/07/2019 às 07:04.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:45
 (ASCOM FUNORTE/DIVULGAÇÃO)

(ASCOM FUNORTE/DIVULGAÇÃO)

Cursar o ensino superior e ainda ter a oportunidade de fazer um estágio no setor administrativo de uma grande empresa. Essa é a realidade de centenas de estudantes que fazem o curso superior nas Faculdades Funorte. A instituição também mantém outros convênios como com o programa Jovem Aprendiz e com a Guarda Mirim, que permitem que estudantes do ensino médio façam estágio.

O objetivo da Funorte, que se consolidou como uma gigante em ensino superior de qualidade, com milhares de alunos em todo o Brasil, é auxiliar na formação dos discentes para o mercado de trabalho. Esse projeto faz parte do Programa Funorte Empregos, Estágios e Aprendizagem.

Durante todo o ano, a Funorte abre vagas para contratação de estagiários de diferentes cursos nas unidades de ensino, para que adquiram experiência em diversos setores, oferecendo como forma de remuneração a contraprestação para pagamento das mensalidades. Já nos casos de aprendizes, a instituição contrata, a cada 14 meses, um número expressivo de estudantes, de acordo com a cota estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O contrato de aprendizagem é feito através de empresas parceiras, credenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para concederem a parte teórica da aprendizagem.

A gerente de Recursos Humanos da Funorte, Cynthia Sobrinho, ressalta a importância do programa para a instituição e os alunos: “O programa de aprendizagem, além de cumprir a lei, traz benefícios para ambas as partes, uma vez que, como empresa, exercemos nossa função social e, ao aluno, proporcionamos que vivencie o dia a dia de uma empresa”, assegura.

Segundo ela, a “Funorte recebe jovens motivados, dispostos a aprender e conviver. Muitos deles têm aqui sua primeira oportunidade de emprego”.

O diretor administrativo da Funorte, Cristiano Dias Júnior, explica que a instituição está cumprindo seu papel perante a sociedade. “Seguimos a premissa de que ‘Aqui, todos podem estudar’. Temos em nosso DNA a valorização do ser humano e a capacidade de proporcionar que todas as pessoas ingressem, de maneira democrática, no ensino superior, mesmo aquelas que não têm dinheiro para pagar sua mensalidade. Prova disso são os estágios remunerados descontados na mensalidade”, garante.


Novas possibilidades para estudantes
Por acreditar que na Funorte sonhos se tornam realidade, a acadêmica e estagiária Mírian Nascimento, do 4° período de Psicologia, se emociona ao relatar a experiência na instituição.

“A Funorte significa para mim aprendizagem. Penso que toda história boa deve ser contada do início, por isso, vale lembrar que no meu primeiro dia de aula na faculdade fui com a intenção de cancelar a matrícula, porque meus planos não haviam sido bem calculados. Mas acredito em um Deus que possui planos e pensamentos maiores que os meus. Quando me apresentaram os planos da instituição, enxerguei novas possibilidades, uma oportunidade única e agarrei. Afinal, para mim, era difícil pensar na possibilidade de desistir do único curso com o qual me identificava. Quando surgiu a oportunidade de estágio no Call Center, vi que o que a Funorte oferecia era muito mais que um plano que facilitava minha forma de pagamento; era o apoio que eu precisava. Vi de perto a verdade da frase ‘Aqui todo mundo pode estudar’”.

Em maio fez um ano que Mírian é estagiária na instituição, sendo treinada, capacitada e preparada para o mercado de trabalho. “Preparada para o mundo lá fora. Bom é olhar para quem eu era e não me reconhecer. É motivo de orgulho perceber o quanto o curso e o estágio me ajudaram a encontrar a melhor versão de mim mesma”.
 
FUNCIONÁRIA
Para Izabela Gonçalves, ex-guarda mirim e agora funcionária da Funorte, o programa foi fundamental para o crescimento pessoal e profissional. “Poder ter feito parte do Programa de Aprendizagem da Funorte, através da Guarda Mirim, possibilitou minha entrada no mercado de trabalho aos 16 anos, aprimorando meu conhecimento e contribuindo para minha formação profissional. No tempo em que fui aprendiz, a empresa me deu diversas oportunidades de mostrar habilidades e competências. Hoje, sou feliz por fazer parte da equipe de funcionários da Funorte”.

Para participar do programa Funorte Estágios, Emprego e Aprendizagem, os interessados devem estar devidamente matriculados na instituição de ensino. Os currículos devem ser entregues no campus São Luís (Rua Lírio Brant, 787, Melo, em Montes Claros. Informações: (38) 2101-9494.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por