As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) já estão abertas e vão até a sexta-feira. A iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas.

Os interessados devem acessar o portal do Prouni e consultar as bolsas e cursos disponíveis. No site é possível buscar por instituição, município ou área de estudo.

De acordo com o Ministério da Educação, neste segundo processo seletivo foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 faculdades particulares. Destas, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais.

Para a inscrição, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal.

Pelo Prouni, é possível obter bolsas integrais ou parciais, que custeiem todo o curso ou metade do valor. As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar por pessoa de até 1,2 salário-mínimo. Já as parciais contemplam alunos cujas famílias possuem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

O Ministério da Educação estabelece como requisitos também o aluno ter conseguido nota de pelo menos 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter diploma de ensino superior.

O cronograma prevê, após o fim das inscrições, a divulgação do resultado da 1ª chamada no dia 21 de julho, a comprovação de informações da 1ª chamada até o dia 28 deste mês e o resultado da 2ª chamada no dia 4 de agosto.
 
SISU
Já os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos ao período de matrícula, que depende da instituição pública para a qual foram aprovados. O prazo começa dia 16 e vai até 21 de julho. Quem não se matricular neste período perde direito à vaga, abrindo caminho para quem está na lista de espera. 

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre 14 e 21 de julho. 

A partir daí, é preciso acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas. Agência Brasil

Pelo Prouni, é possível obter bolsas integrais ou parciais.