Higienização mais intensa em tempos de Covid exige cuidado

Christine Antonini
O NORTE
25/08/2020 às 10:14.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:22
 (divulgação)

(divulgação)

Até que seja comprovada a eficácia de uma das centenas de candidatas a vacina contra o novo coronavírus, o isolamento social e hábitos de higiene e limpeza ainda são as únicas formas de prevenção. Mas é preciso ter atenção ao usar os diversos tipos de sanitizantes disponíveis no mercado que têm a função de eliminar o vírus da Covid-19. 

Em Montes Claros não há dados de intoxicação por tipo de substância, todos os casos que chegam às unidade se saúde são considerados intoxicação por substâncias químicas. A Secretaria Municipal de Saúde aponta que de janeiro a julho deste ano foram registrados 72 casos. 

Para ajudar na escolha certa do tipo de produto a usar, Karina Andrade de Prince, professora dos cursos de Biomedicina e Farmácia das Faculdades Funorte, mostra a diferença entre os desinfetantes e dá dicas de como evitar intoxicação, principalmente por meio dos utensílios utilizados por crianças. 

Um dos produtos mais utilizados pela população e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são a água sanitária e o álcool 70%, seja líquido ou em gel. Além da higienização das mãos, é indicado fazer a desinfecção dos produtos que entram em casa, como da feira e do supermercado. 

“Nas embalagens, em geral, podemos usar um pano molhado com álcool 70% ou colocar uma solução de água sanitária (concentração 2-2,5%), diluindo uma colher de sopa para um litro de água. Agora, para higienizar verduras e legumes, é preciso ter atenção para não haver intoxicação. Basta usar uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água e deixar de molho por 10 minutos. Não pode esquecer de lavar em água corrente antes de guardar na geladeira”, orienta Karina Prince, que também é doutora em microbiologia pela Unesp. 

A professora ainda orienta sempre a seguir as instruções da embalagem e nunca colocar demais, achando que o vírus será eliminado com mais eficácia, ou misturar vários tipos de sanitizantes. 

“Para limpeza geral da casa, é recomendada a mesma solução (2-2,5%), sem a mistura com nenhum outro produto químico, ou também poderá ser feita a lavagem com água e sabão”, ensina a professora. 
 
CUIDADOS
É preciso ter cuidado em ambientes fechados, principalmente se tiver crianças ou animais de estimação. O modo de desinfetar é o mesmo, mas é preciso evitar que pessoas sensíveis e animais estejam no ambiente no momento da limpeza. 

“Todas as substâncias químicas são prejudiciais à saúde quando utilizadas de forma inadequada. Para evitar tal dano, sempre seguir as instruções de uso presentes nos rótulos dos produtos ou as recomendações profissionais e armazenar em locais onde crianças não alcançam”, conclui Prince. 
 
LIMPEZA DO CELULAR
Um dos objetos mais usados nos últimos tempos, principalmente com a pandemia pelo novo coronavírus, é o aparelho celular. Além de colocar o smartphone várias vezes no rosto, o aparelho acompanha o dono na rua e também nas idas ao banheiro. 

A professora Karina Prince explica que não se deve limpar o aparelho somente com um paninho. Outro ponto fundamental é sempre que for fazer a higienização, o celular deve estar desligado e fora da tomada. 

“A higienização frequente deve ser feita retirando a capinha de proteção e passando um pano umedecido com álcool 70%. Nos supermercados também há soluções somente para essa função”, ressalta. 
 
BIOMEDICINA 
Os biomédicos são profissionais em evidência devido à pandemia do novo coronavírus. Além de estarem atuando na linha de frente, em contato praticamente constante com o vírus, são os biomédicos os responsáveis por analisar cada molécula e ajudar a diagnosticar a Covid-19, assim como uma possível cura. 

As Faculdades Funorte oferecem a graduação em Biomedicina, em que o aluno tem a oportunidade de participar de projetos de pesquisa em laboratórios com equipamentos de ponta e profissionais renomados. 
 
MATRÍCULAS
Existem duas formas de os interessados ingressarem em algum curso de graduação das Faculdades Funorte/Fasi: através do vestibular on-line, que pode ser acessado em www.funorte.edu.br, e pela utilização da nota do Enem. Informações: (38) 2101-9292 ou 98826-8821.

É preciso ter atenção com quantidade e tipos de produtos usados para evitar intoxicação, principalmente em crianças e pets

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por