O universo da educação esteve no centro da programação de professores e coordenadores de cursos das Faculdades Funorte no último sábado. Foi realizado o Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) que reuniu, de forma virtual, mais de mil docentes da instituição. 

O evento acontece semestralmente para troca de conhecimento por meio de palestras e bate-papo. O tema deste semestre foi “Reflexões sobre apresentações para aulas – intenções, concepção, construção e execução”, com palestra proferida pelo doutor em Engenharia Elétrica Renato Dourado Maia. A atividade foi transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube e teve a mediação da diretora acadêmica Thalita Pimentel. 

Para Renato, durante este período de aulas remotas, fala-se muito em tecnologias e ferramentas digitais e elas, realmente, são muito importantes. “Mas acredito que ainda mais relevante que softwares e programas, é o docente repensar a sua maneira de construir as aulas. As ferramentas sozinhas não causam o efeito desejado quando o assunto é educação e compartilhamento de conhecimento. Então, além de discutir sobre as ferramentas em si, meu papel neste evento foi despertar nos professores um pensamento menos conteudista na hora de preparar as aulas”, diz o palestrante.

Ivonei Trezena, gestor da Faculdade Funam, em Pirapora, e também coordenador do curso de Administração da instituição, compartilha sua satisfação em participar do PDD.

“Não tenho dúvidas que o melhor caminho para o desenvolvimento da sociedade é a educação. Diariamente, temos ouvido nos quatro cantos do mundo que precisamos nos adaptar. Conceitos e exemplos dos mais variados sobre adaptação têm levado as pessoas a se perguntarem o que é, de fato, se adaptar a uma nova forma de viver diante do ‘novo normal’”, ressalta.

Para o coordenador, é fundamental que “o profissional que tomou a decisão de estar ou ser professor tenha coragem de promover mudanças partindo de si”. “Aprender com o passado para fazer do presente a melhor oportunidade para ser um agente ativo de mudança no mundo. Para mim, a ‘construção do futuro’ é pautada em ações no presente, levando em consideração o passado para que tenhamos a possibilidade de ter um futuro pautado em fatos”, avalia Trezena. 
 
INSPIRAÇÃO
Ex-aluno do palestrante Renato Maia entre os anos 2004 e 2007, Edilson Junior participou da live. “Renato é um grande professor, inspirador, que me inspirou inclusive a ser professor depois da graduação. E, por convite e orientação dele, fui professor por dois anos”, afirma. 

A docente Daniela Queiroz também deixa registrado o contentamento com a realização do PDD. “Ótimo tema para discussão. A aproximação com as ferramentas digitais nos faz perceber o quanto precisamos melhorar, nos tira da zona de conforto, e isso emerge a necessidade de ministrarmos aulas cada vez mais dinâmicas e melhores”, conclui. 

A live está disponível no canal Funorte Oficial no YouTube e aberta para assistir e compartilhar com demais professores e amigos.