As Faculdades Funorte/Fasi realizam nesta semana, entre os dias 16 e 18 de setembro, o I Workshop Conexão. O objetivo é promover a informação e a conscientização sobre os impactos da pandemia nas transformações na educação, no trabalho e na vida de modo geral. O evento vai abordar ainda as perspectivas futuras e a necessidade de reinvenção e desenvolvimento de novas competências.

De acordo com a diretora Acadêmica da Funorte plataforma Norte, Thalita Pimentel, o evento faz parte da programação acadêmica da instituição e pretende promover aos estudantes uma maior aproximação com os novos movimentos de trabalho.

“A proposta é realizar um ciclo de atividades integradas entre os cursos e as faculdades da Plataforma 1 (Norte de Minas) da Rede Soebras, em que acadêmicos, professores e funcionários estarão conectados numa programação que discutirá as perspectivas da educação superior, das profissões e das relações de trabalho em tempos transformados pela aceleração dos novos formatos de atuação. O evento pretende promover aos estudantes, maior aproximação com os novos movimentos de trabalho, carreira, tecnologia, educação, enfim, que os levem a uma formação mais coesa, integrada e de qualidade, diante de um mundo em transformações tão intensas, como este, nesta etapa da história que estamos enfrentando”, explica Thalita.

“O evento está sendo realizado por todos os mais de 30 cursos distintos da instituição, distribuídos na Plataforma, entre as cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária e Pirapora. Pretende alcançar os estudantes de forma provocativa, sobre a atuação que a sociedade requer a partir de agora. Precisam estar atentos a processos que envolvem inovação, tecnologia, disciplina, novas formas de estudar, novas formas de trabalhar, criatividade, preparação antecipada, capacidade de resolver problemas, trato com a inteligência artificial, maior reconhecimento de limites e decisão de mudança, autonomia, disposição para correr ainda mais riscos, relacionamento humano, dentre outros incontáveis aspectos. E terão que gerar, para tudo isso, uma nova forma de se posicionar no mercado”, ressalta Thalita.
 
PRÊMIO CONEXÃO
Na programação da abertura oficial do evento, amanhã (16), haverá a presença dos mantenedores da Funorte, Ruy e Raquel Muniz, entrega do Prêmio Conexão àqueles que se destacaram por sua capacidade de se reinventar e de conectar saberes, pessoas, cuidados e educação, a partir da pandemia em quatro categorias: Profissional da Saúde, Professor, Colaborador e Aluno. 

Logo em seguida, a palestra de abertura será com o dr. Renato Dourado Maia, que irá falar sobre “O Profissional do Futuro”. No encerramento do primeiro dia haverá uma mesa redonda com o tema “Futuro da educação, do trabalho, das carreiras e da empregabilidade”, com a participação dos convidados Ruy Muniz, Iracema Barreto (editora-chefe do Jornal Hoje em Dia) e Lincoln Veloso (sócio-fundador da Vollee).

No dia 17, será realizada uma palestra com a diretora Acadêmica da Funorte plataforma Norte, Thalita Pimentel, sobre as perspectivas para a educação superior a partir da pandemia.

Para o encerramento do evento, no dia 18, haverá uma mesa-redonda com o tema “Inteligência Emocional e Trabalho: dilemas atuais e direções futuras”, com Cyntia Sobrinho, coordenadora do Departamento de RH Funorte; Laura Lílian Ferreira, coordenadora do Núcleo de Orientação Psicopedagógica da Funorte; e Worney Brito, psicólogo e professor da Fasi.
 
PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA
Nos dias 17 e 18 acontecerá uma programação específica para os alunos. Cada coordenação de curso organizou palestras direcionadas às áreas de interesse de cada graduação, que serão transmitidas via Meet. 

As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo http://funorte.edu.br/conexao.workshop.

Mais informações no funorte.edu.br e nas redes sociais da Funorte.